Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade recebe inscrições até 1º de março

As aulas iniciarão no segundo semestre de 2024 na Unidade Hortênsias, em São Francisco de Paula.

Vale do Rolantinho coberto de vegetação verde em um dia nublado.
As aulas ocorrem na Unidade Hortênsias, em São Francisco de Paula.

A Uergs está com inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade, ofertado na Unidade Hortênsias, com sede em São Francisco de Paula. Há 28 vagas para a turma que iniciará em agosto deste ano. As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de março.

O Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) é voltado a profissionais de diversas áreas com interesse em atender a demandas socioambientais. A formação desenvolve competências para a atuação em diagnóstico, prevenção, solução e gestão integrada de problemas ambientais.

O Programa está organizado em três linhas de pesquisa: Conservação e manejo da Biodiversidade; Sociedade, ambiente e desenvolvimento; e Tecnologias sustentáveis para o desenvolvimento.

Saiba mais sobre o Mestrado na página do PPGAS

Processo Seletivo

De acordo com com o Edital 01/2024 do PPGAS, a seleção de pessoas inscritas neste processo seletivo ocorrerá em três etapas. A primeira delas é classificatória e corresponde à seleção das propostas de pesquisa. Na segunda etapa, serão realizadas as entrevistas. Por fim, na terceira fase da seleção, ocorrerão a avaliação dos currículos e a pontuação por títulos.

Para se inscrever, é necessário pagar uma taxa de R$156 reais. A Uergs não cobra matrícula nem mensalidade pelos cursos de graduação e de pós-graduação.

Há reserva de vagas para as políticas de Ações Afirmativas, que abrangem as pessoas negras, pretas e pardas; indígenas; com deficiência; transexuais e travestis; apátridas, refugiadas ou portadoras de visto humanitário.

Todas as informações sobre a seleção são publicadas neste link

Aluno especial

O Mestrado do PPGAS também recebe inscrições, até 26 de fevereiro, para o processo seletivo simplificado de Aluno(a) especial. Nessa modalidade, é possível cursar uma disciplina do Mestrado sem ter vínculo com o Programa.

Há 25 vagas divididas igualmente entre cinco disciplinas: Ecologia da paisagem; Perspectivas críticas da Educação Ambiental; Antropologia do desenvolvimento:

perspectivas latino-americanas; Ecologia e conservação dos Ecossistemas Terrestres; e tratamento e utilização de resíduos industriais.

O edital com as orientações para inscrição e a relação de docentes que ministram as disciplinas está disponível neste link