Mestrando da Uergs produz ebook para apoiar docentes no ensino de temas ligados à automação
Publicação:

Um livro produzido por um mestrando da Uergs vai apoiar docentes da Educação Básica que atuam no ensino de temas relacionados à automação. O ebook "Automação no dia a dia: uma sequência didática para aprender enquanto soluciona problemas" é produto do Trabalho de Conclusão de Curso de Luciano Barth Oliveira, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (PPGSTEM) da Uergs. A obra foi produzida em co-autoria com o professor João Alvarez Peixoto, orientador do estudo. O material pode ser acessado neste link.
De acordo com os autores, a ideia da obra partiu das suas experiências e dos relatos de docentes que atuam na Educação Básica e que enfrentam a dificuldade de estudantes para se manterem motivados. O ebook sugere os métodos da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), a fim de possibilitar um engajamento maior de estudantes nas disciplinas que envolvem estudos sobre automação, eletricidade, eletrônica e mecatrônica.
“Em diversos momentos dessa trajetória foram detectados estudantes muito capazes que acabavam perdendo o interesse nos estudos, devido ao fato de não conseguirem associar o conteúdo teórico ao prático ou por não conseguirem produzir um sentido ao que estavam estudando. Portanto, essa produção visa ser uma ferramenta importante, oferecendo uma abordagem dinâmica ao ensino e possibilitando ao professor agir como um facilitador no processo de aprendizagem, incentivando os estudantes a explorar, investigar e resolver problemas”, afirma João Peixoto.
O Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (PPGSTEM) é ofertado na Uergs em Guaíba. Saiba mais sobre o curso.
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs