Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Pesquisa

Integrante: Edilma Machado de Lima

Contato: edilma-lima@uergs.edu.br

Descrição: os principais resultados e os impactos com as pesquisas desenvolvidas pelo grupo são: - produção teórico-prática a respeito das políticas públicas e práticas escolares mediadas por tecnologias educacionais em rede; - formação de recursos humanos tanto de iniciação científica quanto de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado; - desenvolvimento, implementação, avaliação e redesign de Recursos Educacionais Abertos (REA); - inserção social com oferta de cursos de formação no formato Small Open Online Courses (SOOC) à comunidade interna e externa para ampliar e fortalecer a integração das tecnologias educacionais e a convergência entre modalidades; - aprimoramento da Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) no ensino superior e educação básica presencial, a distância e híbrida; - criação e manutenção de repositório de Recursos Educacionais Abertos (REA) disponível em: https://gepeter.proj.ufsm.br/repositorio

Página do Grupo

GEPETER (.pdf 1,54 MBytes)

Líder: Martha Giudice Narvaz

Contato: martha-narvaz@uergs.edu.br

Descrição: o Grupo tem participado de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão e divulgado os resultados dos trabalhos em congressos, seminários e simpósios. Tem realizado também publicações no campo da educação e das artes em interlocução com as questões de direitos humanos, feminismos e estudos de gênero, destacando-se a publicação de artigos e capítulos de livros. Integra a equipe docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em articulação com outros grupos e redes de pesquisa acadêmica e movimentos sociais cujo interesse convergem para as produções que problematizam as configurações de gênero em suas diversidades, com ênfase nos processos de subjetivação feminina e interpelações do feminino por meio das artes.

Página do Grupo

Gênero e Diversidades (.pdf 953,34 KBytes)

Integrante: Adriana Barni Truccolo

Contato: adriana-truccolo@uergs.edu.br

Descrição: o Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de Bebês e Crianças Pequenas - CLIQUE vem publicando estudos e pesquisas sobre creche e pré-escola desde 2009. Os membros do grupo são profissionais que investigam os temas do currículo, cotidiano e linguagens dos bebês e crianças pequenas, em creches, pré-escolas e espaços não-formais. Além da pesquisa (Iniciação Científica, mestrado, doutorado), da docência na graduação e no PPGEDU, o grupo desenvolve atividades de extensão e assessoria junto as redes públicas de educação básica e movimentos sociais. Nos últimos anos seus pesquisadores tem desenvolvido ações junto ao Ministério da Educação, diferentes universidades e grupos de pesquisas no Brasil e no exterior e mantendo a publicação de artigos em periódicos e livros qualificados.

Página do Grupo

GPLCCBC (.pdf 1,29 MBytes)

Integrante: Adriana Barni Truccolo

Contato: adriana-truccolo@uergs.edu.br

Descrição: Deslogogias se refere aos deslocamentos do logos, do conhecer, do aprender, mas também podem ser os deslocamentos nos modos de pensar a(s) pedagogia(s) e a educação. O grupo busca os atravessamentos com as artes, as juventudes, as infâncias, a didática, a interação com as mídias digitais, a cidade e os lugares de aprendizagem, as práticas socioeducativas das escolas e de outras instituições sociais, focalizando em artefatos culturais como filmes, TV, livros didáticos, livros da literatura pedagógica mundial, literatura infantil, desenhos animados, imagens de arte, jornais, revistas, manuais, entre outros. Trata-se de pensar, sobretudo, sobre os modos pelos quais os artefatos, instituições e espaços têm atuado na constituição de sujeitos, na medida em que produzem e fazem circular saberes e práticas e, portanto, pedagogias que implicam em modos de ser e estar na cultura.

Página do Grupo

DESLOGOGIAS (.pdf 1,14 MBytes)

Líder: Rochele da Silva Santaiana 

Contato: rochele-santaiana@uergs.edu.br

Descrição: o presente grupo pretende investir nas discussões envolvendo Educação Integral, Jornada ampliada e tempo escolar. Portanto irá gerar repercussões com suas produções nas redes de ensino - estadual e municipais primordialmente - . Além disso contará com pesquisadores de Universidades diferentes permitindo uma capilarização maior das produções que possam ser construídas. Temos realizado produções com publicações em conjunto entre alguns pesquisadores, bem como ações de extensão e pesquisa que nos permitam discutir e analisar os processos contemporâneos ligados aos tempos e espaços educacionais.

Página do Grupo

GPEIC (.pdf 1,06 MBytes)

Integrante: Rochele da Silva Santaiana 

Contato: rochele-santaiana@uergs.edu.br

Descrição: o Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Básica foi constituído considerando as aproximações teóricas e pesquisas já realizadas no campo da Educação por um grupo de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul dos campus Farroupilha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Porto Alegre. Integra a RIATTE - Rede de investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologia em Educação.

Página do Grupo

Gpedeb (.pdf 1,25 MBytes)

Integrante: Rochele da Silva Santaiana 

Contato: rochele-santaiana@uergs.edu.br

Descrição: este grupo de pesquisa contribui de forma significativa para a formação de graduandos, pós-graduandos (Lato e Stricto Sensu), egressos, profissionais da educação e pesquisadores que têm interesse em realizar pesquisas e estudos integrados à educação. Essa integração visa à discussão das diferentes linguagens e dos diferentes letramentos nos espaços formais e não- formais que envolvem processos de ensino/aprendizagem, formação incial e continuada, políticas,culturas,identidades, inclusão e diversidade. Justifica-se este interesse, tendo em vista que se entende ser um mapa em rede. Fundamenta-se através de dados e aportes teóricos e busca dar conta das questões-problemas que circundam a educação na contemporaneidade, mais especificamente, no que tange às linguagens e aos letramentos. O grupo desenvolve projetos de pesquisa e extensão.

Página do Grupo

GPEIE (.pdf 1,23 MBytes)

Integrantes: Rochele da Silva Santaiana - Coordenador / Veronice Camargo da Silva - Integrante / Daiana Bortoluzzi Baldoni - Integrante / Percila Silveira de Almeida - Integrante.

Contato: rochele-santaiana@uergs.edu.br

Descrição: a pesquisa objetiva analisar como a Base Nacional Comum Curricular está sendo operacionalizada e incorporada as práticas docentes, em escolas de três cidades localizadas nas regiões da Fronteira Oeste. Justifica-se o estudo pela atualidade do tema e abrangência do mesmo que se ramifica em todo o Brasil e redes de Ensino. Metodologicamente serão analisados: o documento que institui a BNCC e entrevistas com docentes das três referidas cidades. O campo teórico das teorias do currículo e pós-estruturalista, permitirão problematizar e analisar o corpus empírico gerado com a pesquisa. Com os resultados pretende-se desenvolver elementos que permitam pensar nos efeitos da composição da docência por um currículo pautado por competências e habilidades. 

Integrantes: Adriana Barni Truccolo - Coordenador / Alice Serrón da Rosa - Integrante.

Contato: adriana-truccolo@uergs.edu.br

Descrição: a pandemia da COVID-19 trouxe dificuldades de ajustamento psicossocial a muitos adolescentes podendo favorecer o uso abusivo de álcool. Assim, o objetivo do estudo é investigar se durante a pandemia da COVID-19 houve alteração na quantidade, frequência e contexto do uso de álcool por adolescentes. Estudo de levantamento epidemiológico transversal, representando o universo de adolescentes do 1º ao 3º ano do ensino médio, de escolas públicas do município. O instrumento de coleta dos dados será baseado no questionário Drug Use Screening Inventory. Espera-se que os resultados analisados contribuam para a adoção de ações educativas e para a elaboração de políticas públicas de conscientização e prevenção ao consumo abusivo de álcool por adolescentes.

Integrante: Edilma Machado de Lima

Contato: edilma-lima@uergs.edu.br

Página do Projeto

Integrantes: Martha Giudice Narvaz - Coordenador / Ana Cleia Christovam Hoffman - Integrante.

Contato: martha-narvaz@uergs.edu.br

Descrição:  trata-se de estudo qualitativo e documental, organizado na forma de um arquivo textual e iconográfico a partir da análise das obras das artistas Ana Mendieta, Márcia X., Rosana Paulino e Paola Zordan, que aproximam arte e vida, sagrado e profano, rituais e magia, corpo e natureza. Edificadas a partir de diferentes materiais misturados aos seus corpos, abordam tanto o assujeitamento quanto as transgressões do feminino aos cânones impostos pela colonização. Busca-se contribuir com a formulação de intervenções poético-pedagógicas que resgatem as forças do feminino em sua imanência, dando visibilidade às produções artísticas de mulheres, incidindo no campo da arte e da educação tanto quanto na problematização dos modos de subjetivação feminina.

Líder: Martha Giudice Narvaz

Contato: martha-narvaz@uergs.edu.br

Descrição: projeto de pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Gênero e Diversidades, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Investigam-se as representações do feminino veiculadas por mitos de diferentes tradições, resgatando figuras que, com suas forças, oferecem possibilidades de subjetivação desatreladas das imposições coloniais e patriarcais.  Buscamos contribuir com subsídios para a sistematização de intervenções pedagógicas que possam incidir no enfrentamento das diversas formas de discriminação de gênero, sexual e étnico-raciais, com especial interesse no que concerne às violências contra as mulheres. Diversos artigos e trabalhos tem sido publicados a partir dos resultados da pesquisa, articulada a projetos de ensino e de extensão da Unidade da Uergs em Alegrete e do Mestrado Profissional em Educação em Osório.

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul