Prédio da Uergs em Santana do Livramento é tombado pelo Patrimônio Cultural do Estado
Publicação:

O imóvel que sedia a Unidade da Uergs em Santana do Livramento agora faz parte do patrimônio cultural do Estado. A portaria de tombamento foi assinada pela secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo, no sábado (17) durante a primeira cerimônia alusiva ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural, criado por meio de decreto em abril deste ano. O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, participou do ato.
O prédio que hoje é de propriedade da Uergs abrigou umas das filiais do antigo Banco Pelotense. Também foram tombados, no mesmo ato, os prédios que abrigaram a matriz do antigo banco pelotense, no centro da cidade de Pelotas, e de outras duas filiais, em Cachoeira do Sul e Rio Grande.
A Uergs em Santana do Livramento oferece os cursos de Bacharelado em Agronomia e em Desenvolvimento e Gestão Agroindustrial. Oferta também um curso de especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia.
Mais notícias
- Fotografia em preto e branco de uma mulher sorrindo. Ela tem pele clara, cabelo bem curto e grisalho, com fios ondulados. Usa um colar com pequenos pingentes e uma blusa escura de alças. Ao fundo, há uma calçada de pedras ladeada por plantas e árvores, com luz solar filtrada por entre a vegetação.
- Imagem multicolorida. À esquerda, lê-se "Ações Afirmativas Uergs". À direita, ilustração de nove pessoas, com tons de pele variados, idade e gênero. Dentre elas, há um homem cadeirante e uma mulher cega, além de uma passoa com uma camiseta com o quebra-cabeça símbolo do autistmo e outra com as cores símbolo do movimento LGBTQIAPN+.
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.