Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Proens amplia prazo da nova pesquisa para analisar o perfil acadêmico de discentes da Uergs

Estudantes têm até o dia 16 de outubro para participar da consulta

Publicação:

Quatro pessoas ao redor de uma mesa, sorridentes, com um notebook. Duas são mulheres de pele preta e os outros dois são homens de pele clara.
Pesquisa de Delineamento do Perfil Acadêmico da Uergs busca dados para traçar estratégias e ações que possam melhorar o ensino.

Atualizada em 03/10/2022

A Pró-Reitoria de Ensino da Uergs divulgou a ampliação do prazo da pesquisa de Delineamento do Perfil Acadêmico da Universidade, a fim de buscar dados para traçar estratégias e ações que possam melhorar o ensino e colaborar para a construção de políticas educacionais aos(às) discentes, especialmente após a experiência do ensino remoto emergencial, adotado em função da covid-19. Os(as) estudantes têm até o dia 16 de outubro para participar da consulta, respondendo o formulário disponível. 

A pesquisa procura compreender como estudantes da Universidade se relacionam com as tecnologias digitais, se possuem acesso a essas ferramentas e como as utilizam. Dentre as análises que o estudo busca construir, também estão a observação de hábitos de estudo e as formas com que melhor aprendem os conteúdos de aula. 

Tendo estes resultados, será possível elaborar estratégias que possibilitarão o planejamento de novas metodologias de ensino.  

A primeira pesquisa sobre o perfil acadêmico do corpo discente foi realizada em 2020, de março a maio. Dos 4.686 estudantes de graduação regularmente matriculados em 2020/1, 3.900 responderam a pesquisa e os dados de mais 82 acadêmicos(as) foram enviados pelas unidades, totalizando 3.982 participantes. O resultado pode ser acessado neste link

 

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul