Professora da Uergs e mestre formada no PPGED da Universidade são semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico
Publicação:

A professora Thais Janaina Wenczenovicz e Jade Monteiro, mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Uergs Litoral Norte, são semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico. O Prêmio é uma distinção nova, vinculada ao Prêmio Jabuti, destinada a autores(as) de obras inéditas publicadas no Brasil em Língua Portuguesa.
As semifinalistas da Uergs concorrem ao Prêmio na categoria Educação e Ensino, pela obra “Direitos humanos, educação escolar indígena e interculturalidade: cartografia das escolas indígenas brasileiras”. O livro é fruto de uma pesquisa que analisou a educação escolar indígena no Brasil e, pontualmente, no Rio Grande do Sul, entre os anos de 1999 e 2021. A obra foi publicada pela Editora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).
A publicação descreve o tratamento destinado aos povos originários ao longo da formação da sociedade brasileira, com base em pesquisa bibliográfica e documental. Além disso, apresenta as principais normas e legislações vigentes sobre a educação escolar indígena no Brasil e examina os dados coletados por meio do Censo Escolar realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP).
O Prêmio
O Prêmio Jabuti Acadêmico é realizado pela Câmara Brasileira do Livro com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A distinção reconhece e divulga autores(as) e editores(as) de obras com foco científico, técnico e profissional.
De acordo com o site da premiação, o objetivo é “incentivar e valorizar a excelência na produção acadêmica nacional, buscando reconhecer contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país”.
No dia 18 de julho, serão divulgados os nomes das pessoas finalistas e a cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá no dia 6 de agosto.
As autoras
Jade de Oliveira Monteiro é mestre em Educação (PPGED/Uergs) e atua principalmente nos temas: epistemologias do sul, pedagogias decoloniais, escolarização indígena, direito social fundamental à educação intercultural e bilíngue. Trabalha como técnica-administrativa no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisa Interculturalidade e Intersubjetividade: gênero, orientação sexual, raça e etnia, junto à Unoesc. Confira o currículo completo.
Thais Janaina Wenczenovicz é docente adjunta da Uergs e professora titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, da Unoesc. Já publicou e organizou 60 livros ou edições nos idiomas espanhol, inglês, polonês e português, além de mais de 100 capítulos de livros publicados em espanhol, inglês e português. É autora de artigos científicos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais nos idiomas: alemão, espanhol, inglês, polonês e português. Confira o currículo completo.
Por: Daiane de Carvalho Madruga
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs