Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Professores da Uergs lançam webinário para debater produções científicas sobre a Covid-19

Publicação:

Webinários na plataforma Google Meet podem ser acompanhados ao vivo pelo público.
Webinários na plataforma Google Meet podem ser acompanhados ao vivo pelo público.

Atualizada em 20/05/20 - 18h07

Para dar luz a algumas das discussões relacionadas ao novo Coronavírus, professores da Uergs em Bento Gonçalves lançaram o projeto de extensão "A biotecnologia por trás da pandemia ”. Coordenado por Ana Carolina Tramontina e Guilherme Vebber, docentes do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Uergs, o objetivo é divulgar e debater informações científicas que esclareçam dúvidas sobre a Covid-19. Para isso, realizam webinários na plataforma Google Meet que podem ser acompanhados ao vivo pelo público.

A cada encontro, as discussões são baseados em publicações científicas, utilizadas como referência  para os debates. A seleção dos artigos e dos convidados fica a cargo dos coordenadores e mediadores. 

Os webinários ocorrerão quinzenalmente, nas quartas-feiras, às 15h. Antes de cada debate, será disponibilizado um link para que o público possa acompanhar a conversa ao vivo. Em seguida, o material será disponibilizado no canal do Projeto do Youtube.

Guilherme Vebber, um dos coordenadores do Projeto, reforça a importância da iniciativa que, além de demonstrar a relevância da Biotecnologia para a sociedade, contribui para o combate à desinformação.”O projeto é importante para divulgar e esclarecer informações científicas sobre a pandemia de coronavírus, fundamentadas em artigos e na visão de especialistas na área, promovendo uma reflexão crítica sobre o que é publicado a respeito e evitando a propagação de fake news”, afirma.

O debate que inaugurou o Projeto ocorreu no dia 29 de Abril, e discutiu a origem do novo Coronavírus. No diálogo, Ana Carolina e Guilherme falaram sobre a possibilidade de a Covid-19 ser uma mutação natural ou manipulação genética, sempre pautados em referências científicas. Cerca de 30 pessoas participaram  dessa primeira conversa, enviando dúvidas e comentários que fomentaram a discussão.

Para participar não é necessário inscrição prévia, basta acessar o link disponibilizado na página do Projeto. Posteriormente, também será possível acessar a íntegra de cada encontro, pois os vídeos estarão disponíveis no canal do Projeto.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul