Projeto da Uergs promove lives que tornam acessíveis temas relacionados à Biotecnologia

BiotecLives
O projeto busca aproximar a população dos debates acadêmicos relacionados à biotecnologia.

Devido à falta de informações acessíveis, que tratem de temas relacionados à biotecnologia, discentes, estudantes e egressos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Uergs em Santa Cruz do Sul idealizaram o projeto BiotecLives. A iniciativa visa construir um espaço de diálogos, que faça com que o conhecimento científico da área torne-se disponível a qualquer pessoa interessada. As lives são transmitidas nas segundas-feiras, às 19h, na página do Núcleo de Bioinformática e Biotecnologia (NBB) da Universidade.

A cada encontro, um novo tema é discutido, tendo a participação de um palestrante convidado e de um membro do NBB como mediador. Os assuntos são escolhidos a partir da sugestão da equipe organizadora. Após as transmissões, a gravação fica disponível na página do grupo.

O professor Alexandro Cagliari, que coordena a ação, fala da importância de se popularizar projetos que busquem tornar a ciência acessível a toda população. Ele comenta que o conhecimento científico, por exemplo, é uma das ferramentas que podem auxiliar no combate às fake news. “Iniciativas que promovam a divulgação científica devem ser difundidas e estimuladas em todas as áreas de conhecimento. A população precisa que a ciência esteja presente em suas vidas de uma forma clara, direta e em linguagem acessível”, conclui.