Realizada a primeira reunião da Comunidade Negra da Uergs
Publicação:

Atualizada em 14/01/2021 às 15h40.
Cerca de 40 pessoas participaram da 1ª Reunião da Comunidade Negra da Uergs, realizada nesta terça-feira (12). O encontro foi organizado por docentes e estudantes da Universidade com a intenção de intensificar as discussões que envolvem uma Educação antirracista e de incluir a Uergs no cenário de luta contra o racismo.
Também participaram do encontro funcionários do corpo técnico e de apoio administrativo que compõem a comunidade negra da Uergs, a vice-reitora, Sandra Lemos, e a coordenadora de Qualificação Acadêmica da Uergs, Percila de Almeida.
De acordo com o professor Edurado Pacheco, um dos organizadores da iniciativa, a maioria das pessoas que participaram dessa primeira reunião são estudantes e docentes de cursos da Área das Ciências Humanas, especialmente dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança, Letras, Música, Pedagogia e Teatro, além de estudantes do Mestrado em Educação. “Este é um dado muito relevante para a discussão que envolve uma postura antirracista da nossa Universidade”, avalia Eduardo.
Durante a reunião, foi apresentada uma breve contextualização história sobre a sua organização , apresentada pela professora Marta Nunes e pelo estudante Anderson de Oliveira, que conduziram o encontro. A ideia de organizar a comunidade surgiu durante o Fórum de Licenciaturas da Uergs, na Mesa que abordou as questões étnico-raciais.
Entre os encaminhamentos, está a formalização do grupo para que possa contribuir com o acolhimento às demandas da comunidade negra da Uergs e a criação de um curso para docentes com foco na discussão sobre o racismo e sobre o racismo institucional e o estrutural.
De acordo com Eduardo, esse foi um passo muito importante não só para a comunidade negra da Uergs, mas para toda a instituição. “Temos agora um espaço de organização, de criação de demandas e de atuação, que está em elaboração e tem como principal objetivo participar de criação de todas as políticas e diretrizes que envolvem a Uergs, ou seja, para que nossa Universidade atue numa perspectiva antirracista, criando modos de atuação a partir do entendimento de que a diferença não é marca de desigualdade”, ressalta.
A próxima reunião online está marcada para o dia 23 de março, às 17h.
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs
- Foto em preto e branco de um jovem sério, moreno claro, de sobrancelhas e lábios espessos, vestindo jaqueta e uma touca de lã pretas. Sobre a foto, há a imagem de um laço preto, simbolizando luto.
- Foto em preto e banco de um homem idoso, calvo, com barba branca. Ele está sério, sentado em uma sala de aula e com folhas de papel nas mãos.