Resultado final: Luciano Andreatta e Danni Maisa da Silva são eleitos para a nova gestão da Uergs 2022/2026

Chapa 1 vence o pleito com 50,90% dos votos válidos

Card colorido, predominantemente em tons de verde claro e cinza, dividido horizontalmente. Na parte esquerdo, lê-se Eleições Reitoria da Uergs 2022 sobre a foto de um homem assinando uma lista e outras três pessoas ao redor. Ao lado da foto, logotipo da Uergs. Na parte direita, lê-se Resultado final. Ao lado, a foto de uma mão que deposita uma cédula com a palavra “vote” em uma urna.

A Comissão Eleitoral da Uergs (CeUergs) divulgou hoje (9) o edital nº 16/2022 com o resultado final da Eleição para Reitor e Vice-Reitora da Uergs, que assumirão a gestão pelo período de 2022 a 2026. Com 50,90% dos votos válidos, do total de 1.864, o professor Luciano Andreatta foi eleito reitor da Uergs e a professora Danni Maisa vice-reitora, integrantes da chapa 1 (Dialogando: identidade e movimento). A posse ocorrerá em novembro.

A comunidade universitária das 23 unidades da Uergs e Reitoria votaram entre os dias 24 e 26 de agosto. A Comissão Eleitoral realizou a contagem dos votos no dia 1º de setembro, na Reitoria, localizada no Campus Central em Porto Alegre, após receber todas as urnas e conferir material (a gravação está disponível no canal da Uergs no YouTube).

Andreatta recebeu 1.086 votos, sendo 921 do corpo discente (da graduação e pós-graduação), 105 do corpo docente e 60 do corpo técnico e de apoio administrativo. Os votos de cada categoria correspondem a um terço dos votos totais, seguindo fórmula contida no Edital 001/2022 Eleição para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Uergs.

O período para interposição de recursos quanto ao resultado da eleição ocorreu de 5 a 6 de setembro, ocasião em que a chapa 2 (Conexão Raiz), composta pelo professor Leonardo Beroldt e pela professora Rochele Santaiana, apresentou seu recurso, o qual foi indeferido pela CeUergs.

Os editais e demais documentações que compõem o Processo Eleitoral, assim como o plano de gestão da chapa eleita, estão disponíveis na página Eleição para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Uergs - 2022.