Revista Eletrônica Científica da Uergs é incluída pela Capes na maior biblioteca virtual de periódicos do país

Com a inserção no Portal da Capes, Revista da Uergs terá ainda mais visibilidade. - Foto: Ascom/Uergs

A Revista Eletrônica da Uergs foi incluída no Portal de Periódicos da Capes/MEC, a maior biblioteca virtual de periódicos científicos do Brasil, nesta quarta-feira (22). Com isso, tanto a Revista quanto a Uergs passam a ter mais visibilidade, pois aumentará a inserção da publicação como resultado das buscas realizadas por pesquisadores de qualquer lugar.

A primeira edição da Revista foi publicada em dezembro de 2015 e, desde então, a equipe editorial vem trabalhando no desenvolvimento, qualificação e indexação do periódico em bases de dados. Para integrar o banco da Capes, as revistas eletrônicas precisam ser disponibilizadas para acesso gratuito na internet e oferecer os textos completos dos artigos em formato eletrônico. Além disso, devem ser classificadas em nível A ou B. A Revista da Uergs possui Qualis B1.

“O Portal de Periódicos da Capes é muito utilizado pela comunidade acadêmica, nesse sentido, estar indexada no Portal significa maior visibilidade para a Revista e para a Uergs, tanto na busca por assunto quanto na busca por periódicos na Base do Portal”, destaca a editora adjunta da Revista e bibliotecária na Uergs, Simone Semensatto.

De acordo com Simone, a partir dessa inserção, a visibilidade da Revista aumenta bastante, pois passa a aparecer nas buscas de estudantes e pesquisadores. “Dessa forma, o número de citações dos artigos nela publicados poderá aumentar e, consequentemente, dar uma visibilidade maior a toda a pesquisa publicada na Revista. O aumento da visibilidade implicará diretamente na melhora de sua avaliação e no impacto da mesma na Sociedade Brasileira”, acrescenta Simone.

Saiba mais sobre a Revista

A Revista eletrônica Científica da Uergs tem periodicidade quadrimestral, com edições publicadas nos meses de abril, agosto e dezembro, além dos números especiais. A cada edição, são publicados artigos inéditos, notas curtas e comunicações breves,

A publicação recebe artigos de diversas áreas de conhecimento oriundos de instituições nacionais e internacionais, e o processo de submissão ocorre em fluxo contínuo durante todo o ano, sem interrupção.

Produzido pela Uergs, o periódico conta com um corpo editorial formado em sua totalidade por voluntários da Universidade e de outras Instituições de Ensino Superior. De acordo com Erli, o grupo busca formas de captar recursos e de aprimorar a publicação para que avance para o Qualis A, o mais elevado.

Por: Daiane de Carvalho Madruga