Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Revista Eletrônica Científica da Uergs tem nova marca escolhida por meio de concurso

Publicação:

A proposta vencedora foi apresentada pela designer Anelise Viana.
A proposta vencedora foi apresentada pela designer Anelise Viana.

Atualizada em 30/09/20 - 11h13

A Revista Eletrônica Científica da Uergs tem uma nova marca, escolhida por meio de um concurso lançado em julho deste ano. A proposta vencedora foi apresentada pela designer Anelise Viana, que desenhou um logo que remete ao conceito de educação como algo fluído, em constante movimento, e que, a exemplo do logo da Uergs, traz as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.

No desenho, a educação é representada por um livro aberto, e os elementos que remetem à ciência, à tecnologia e ao conhecimento são representados por pontos azuis que emergem do livro e partem dele, ao mesmo tempo.  “Essa representação de ciência/tecnologia/conhecimento inicialmente pode ser interpretada como - e inclusive - algo fluído, como chuva ou água, e deste ponto de vista, o intuito é mostrar que esse elemento não é algo que se pode deter ou aprisionar, ou seja, é algo fluído e que transborda” defende a designer.

 Sobre a escolha das cores, Anelise explica que os tons presentes no livro representam a origem do conhecimento científico produzido que, neste caso, é o Rio Grande do Sul.  “Já a ciência/tecnologia/conhecimento é representada pela cor azul, que é fortemente conhecida por estar ligada a esses ramos e também por ter a representação simbólica ligada à água”, complementa a profissional.

Anelise, que é bacharel em Design formada pela Uniritter e atua na profissão desde 2018, conta que participou do concurso motivada pela possibilidade de criar algo para uma entidade acadêmica. “Poder contribuir com o meu trabalho para uma instituição como a Uergs, que se dedica tanto pela educação é um privilégio, principalmente se levarmos em consideração que a área destinada à criação da identidade visual era a revista científica da mesma, ou seja, um meio de propagação de conhecimento. Portanto, como designer que crê fielmente que a educação é a chave para uma mudança estrutural na sociedade, poder contribuir de forma ativa para isso já é motivação mais do que o suficiente”, enfatiza.

Sobre a escolha e premiação, Anelise afirma que significa “a confirmação de um trabalho bem feito e o reconhecimento do amor empregado em cada projeto que faço”, finaliza.

O concurso

A Comissão Organizadora do concurso recebeu quatro propostas, que foram avaliadas por profissionais da Assessoria de Comunicação da Uergs e por professoras editoras da Revista Eletrônica Científica. A escolha da proposta vencedora foi baseada nos seguintes critérios: criatividade e originalidade, design gráfico, aplicabilidade e comunicabilidade.

Anelise recebeu em sua casa livros da editora Total Books.
Anelise recebeu em sua casa livros da editora Total Books.

Como prêmio, Anelise recebeu dois livros ofertados pela Editora Total Books, apoiadora do concurso. Os demais participantes receberam diploma e menção honrosa pela Uergs, bem como um kit contendo mochila, pendrive, bloco, caneta e copo da Uergs.

Conteúdos relacionados

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul