Revista Eletrônica Científica da Uergs tem nova marca escolhida por meio de concurso
Publicação:

Atualizada em 30/09/20 - 11h13
A Revista Eletrônica Científica da Uergs tem uma nova marca, escolhida por meio de um concurso lançado em julho deste ano. A proposta vencedora foi apresentada pela designer Anelise Viana, que desenhou um logo que remete ao conceito de educação como algo fluído, em constante movimento, e que, a exemplo do logo da Uergs, traz as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.
No desenho, a educação é representada por um livro aberto, e os elementos que remetem à ciência, à tecnologia e ao conhecimento são representados por pontos azuis que emergem do livro e partem dele, ao mesmo tempo. “Essa representação de ciência/tecnologia/conhecimento inicialmente pode ser interpretada como - e inclusive - algo fluído, como chuva ou água, e deste ponto de vista, o intuito é mostrar que esse elemento não é algo que se pode deter ou aprisionar, ou seja, é algo fluído e que transborda” defende a designer.
Sobre a escolha das cores, Anelise explica que os tons presentes no livro representam a origem do conhecimento científico produzido que, neste caso, é o Rio Grande do Sul. “Já a ciência/tecnologia/conhecimento é representada pela cor azul, que é fortemente conhecida por estar ligada a esses ramos e também por ter a representação simbólica ligada à água”, complementa a profissional.
Anelise, que é bacharel em Design formada pela Uniritter e atua na profissão desde 2018, conta que participou do concurso motivada pela possibilidade de criar algo para uma entidade acadêmica. “Poder contribuir com o meu trabalho para uma instituição como a Uergs, que se dedica tanto pela educação é um privilégio, principalmente se levarmos em consideração que a área destinada à criação da identidade visual era a revista científica da mesma, ou seja, um meio de propagação de conhecimento. Portanto, como designer que crê fielmente que a educação é a chave para uma mudança estrutural na sociedade, poder contribuir de forma ativa para isso já é motivação mais do que o suficiente”, enfatiza.
Sobre a escolha e premiação, Anelise afirma que significa “a confirmação de um trabalho bem feito e o reconhecimento do amor empregado em cada projeto que faço”, finaliza.
O concurso
A Comissão Organizadora do concurso recebeu quatro propostas, que foram avaliadas por profissionais da Assessoria de Comunicação da Uergs e por professoras editoras da Revista Eletrônica Científica. A escolha da proposta vencedora foi baseada nos seguintes critérios: criatividade e originalidade, design gráfico, aplicabilidade e comunicabilidade.

Como prêmio, Anelise recebeu dois livros ofertados pela Editora Total Books, apoiadora do concurso. Os demais participantes receberam diploma e menção honrosa pela Uergs, bem como um kit contendo mochila, pendrive, bloco, caneta e copo da Uergs.
Conteúdos relacionados
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs
- Foto em preto e branco de um jovem sério, moreno claro, de sobrancelhas e lábios espessos, vestindo jaqueta e uma touca de lã pretas. Sobre a foto, há a imagem de um laço preto, simbolizando luto.