Salão da PUC premia pesquisa desenvolvida por bolsistas do Pibid da Uergs

Estudante de Música - Licenciatura Guilherme Ramos recebeu a premiação.

Uma pesquisa desenvolvida por bolsistas do curso de Música-Licenciatura, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Uergs, recebeu premiação como Destaque e Menção Honrosa no 19º Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na quinta-feira (25). A premiação pela pesquisa intitulada "A Educação Musical e o Pibid: Um Estudo de Caso sobre o Subprojeto Música, da Uergs" foi recebida pelo estudante Guilherme Ramos e pela professora Cristina Wolffenbüttel.

O Pibid é um programa do Ministério da Educação (MEC) e é desenvolvido na Uergs desde agosto de 2011. A iniciativa oportuniza que estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade realizem atividades semanais nas escolas da rede pública, acompanhando o cotidiano da escola, sob a supervisão de um docente.

Com o objetivo de investigar a contribuição do Subprojeto Pibid-Música da Uergs para a formação inicial dos estudantes de Licenciatura em Música, a pesquisa apresentada no Salão da PUC partiu de alguns questionamentos sobre a relação entre o planejamento do Subprojeto e o aprendizado da docência específica em Música; sobre quais conhecimentos oportunizados a partir da participação no Subprojeto por parte de bolsistas de iniciação científica são relevantes e pertinentes para o futuro professor de música; e sobre qual a contribuição do Subprojeto para a formação inicial de estudantes da licenciatura em música.

“O subprojeto apresentou resultados muito bons. Não somente houve a interação da Uergs com as escolas, mas também a transformação de ambos ambientes, contribuindo com a implementação da Música nos contextos escolares. Esses resultados foram constatados pelos próprios licenciandos participantes, que relataram forte direcionamento à profissão e comprometimento com práticas pedagógico-musicais, contribuindo com sua formação docente e com sua futura atuação profissional”, observa a professora Cristina.