Secretário da Educação Superior do MEC revoga decisão de cancelar as bolsas do Pibid

1456435653img-0768.JPG
A coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Uergs, Sandra Lemos, esteve em Brasília nos dias 23 e 24 de fevereiro, representando todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul na Audiência Pública para tratar da situação do Pibid, convocada pelos senadores Paulo Paim (PT/RS) e Fátima Bezerra (PT/RN). O encontro mobilizou todas as IES do Brasil em favor da permanência do Programa, que estava sob ameaça de cancelamento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Pibid é um programa do Ministério da Educação (MEC) e é desenvolvido na Uergs desde agosto de 2011. Por meio do Pibid, alunos dos cinco cursos de licenciatura da Uergs realizam atividades semanais nas escolas da rede pública, acompanhando o cotidiano da escola, sob a supervisão de um docente.

Em fevereiro deste ano, a Capes enviou aos coordenadores institucionais de todas as universidades brasileiras que possuem o Programa um ofício que informa sobre o cancelamento das bolsas. “[o ofício} representaria o fim do Pibid em pouco tempo, pois provocaria efeito cascata. Cancelados os bolsistas de iniciação à docência ficaríamos com números reduzidos em cada projeto, consequentemente, teríamos que cancelar a bolsa dos supervisores e coordenadores de áreas, por fim o subprojeto como todo.”, explica Sandra.

Em resposta ao ofício, o Fórum Nacional do Pibid (Forpibid) escreveu uma carta de repúdio dirigida à Capes, onde consideram que a decisão do órgão federal desrespeita o regulamento do Programa. “Em primeiro lugar, retira o incentivo à formação e provoca evasão dos estudantes dos cursos de licenciatura, sob o risco de fechamento desses cursos em instituições particulares e públicas de ensino superior. Depois, compromete a qualidade da formação quando desarticula a rede escola-universidade, interrompendo o modelo de formação comprometido com a superação dos problemas do ensino-aprendizagem”, diz o documento.

Durante a Audiência Pública, os membros do Forpibid entregaram ao secretário da Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, ofícios e cartas de apoio à permanência do Programa. Em resposta, o secretário revogou a decisão de cancelar as bolsas.

“Em todo o Brasil foram conseguidas mais de 100 mil assinaturas e mais de 1,5 mil cartas de apoio ao Programa, que foram entregues ao Ministro da Educação. Toda a movimentação mostrou o quanto a força de um coletivo que busca um mesmo objetivo consegue reverter situações adversas”, comemora a coordenadora do Pibid na Uergs.

Mobilizações na Uergs e em todo o país

Unidades da Uergs que desenvolvem sub-projetos do Pibid protestaram em prol da permanência do Programa, se unindo à iniciativa de coordenadores institucionais e estudantes de todo o Brasil que também promoveram ações divulgando a situação do Programa e solicitando apoio.

Em Porto Alegre, os bolsistas saíram às ruas junto com a Ufrgs. No interior do Estado, além das passeatas e atos nas escolas que participam do Pibid, as mobilizações incluíram a divulgação de artigos nos meios de comunicação locais.

“Sabemos que há muito ainda que fazer pelo Pibid e pela formação docente em nosso país, por isso solicito a todos os pibidianos para que continuemos na luta por uma maior valorização do magistério que, sem dúvida, irá incidir na qualidade da educação em nosso país”, diz Sandra.