Suplan se reúne com comunidade da Uergs Botucaraí-Soledade para traçar novos rumos para a Unidade
Publicação:

A vice-reitora e superintendente de Planejamento da Uergs, Rochele Santaiana, esteve na Uergs Botucaraí-Soledade na quarta-feira (11/12) para reuniões com a comunidade universitária, com gestores e com empresários do município. O objetivo foi ouvir as demandas locais para subsidiar a proposta de criação de cursos novos que atendam às necessidades atuais de formação profissional na região do Alto da Serra do Botucaraí.
Rochele foi até Soledade acompanhada de uma equipe da Superintendência de Planejamento (Suplan) e do diretor de Assuntos Institucionais da Uergs, Aaron Vasquez. O diretor do Campus Regional 3, Samba Sané, também participou das agendas.
Pela manhã, foram realizadas reuniões com funcionários docentes e técnicos administrativos da Unidade. À tarde, o grupo conversou com a coordenadora da 25ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Sandra Grando, e com o prefeito eleito do município, Paulo Ricardo Cattaneo, que esteve na unidade acompanhado da futura secretária de Educação, Silvete Gheller, e de Elizete Loch, que será a secretária adjunta da pasta. Também houve reunião com empresários da área de Alimentos.
A Uergs Botucaraí - Soledade foi criada em 2014 a partir de solicitações da comunidade local. Desde a abertura, a Unidade oferta o curso de Gestão Ambiental e já abriu duas edições do curso de pós-graduação em Gestão e Sustentabilidade Ambiental.
De acordo com Rochele, o poder público e as diferentes entidades da região têm contribuído significativamente para o desenvolvimento da Uergs no município, e agora buscam a oferta de cursos mais adequados às atuais necessidades de formação profissional. Nesse sentido, a Suplan está organizando um Grupo de Trabalho (GT) que realizará um diagnóstico para propor a criação de novos cursos, a partir dessa demanda.
“Estamos elaborando esse diagnóstico pensando e priorizando um plano de recuperação da Unidade Botucaraí - Soledade, onde temos excelentes instalações, laboratórios de ponta, conquistados graças ao empenho de colegas da Unidade com recursos da Consulta Popular e investimentos da Região. Nesse sentido, esse GT trabalhará junto à comunidade, que quer a Unidade e valoriza muito a Uergs. Estamos trabalhando pela oferta de cursos que realmente atendam às necessidades dessa comunidade”, ressalta Rochele.
Participaram dessas conversas iniciais, que embasarão o diagnóstico, a coordenadora de Desenvolvimento institucional, Estéfani de Deus; a coordenadora de Avaliação Institucional, Marlene dos Santos; as coordenadoras de àrea das Ciências Humanas, Vânia de Melo, e das Ciências Exatas, Débora Endt; e o coordenador da área da Vida e Meio Ambiente, Marlon Vasconcelos.
Mais notícias
- Imagem com fundo branco e verde, dividida verticalmente em duas partes. À esquerda, sobre o fundo branco com leve degradê cinza na parte inferior, está o texto: "RELATÓRIO DE GESTÃO 2024", com as palavras "RELATÓRIO DE" em vermelho, "GESTÃO 2024" em verde escuro. Acima e abaixo do texto, há formas geométricas coloridas (meios círculos, quadrantes e círculos), nas cores verde escuro, verde claro, vermelho e amarelo, compondo uma estética moderna e institucional. À direita, uma faixa vertical verde escuro ocupa aproximadamente um terço da imagem. No canto inferior dessa faixa está o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), com o nome escrito em branco. Acima do nome, o símbolo da Uergs: um círculo dividido em três cores (verde, amarelo e vermelho) com elementos internos que remetem ao mapa do estado e à bandeira do Rio Grande do Sul.
- Fotografia de uma reunião em ambiente interno, com iluminação natural vinda de uma janela ao fundo. Dois homens estão sentados frente a frente, em uma mesa de madeira clara. À esquerda da imagem, está um homem de pele clara, cabelos e barba grisalhos, vestindo paletó escuro e camisa azul clara. Ele está com as mãos apoiadas na mesa, uma delas usando uma luva preta. À direita, outro homem de pele clara e cabelos grisalhos curtos, usa óculos e veste uma jaqueta cinza escura sobre camiseta preta. Ele segura um caderno preto e observa atentamente seu interlocutor. Sobre a mesa, há copos de vidro (alguns com água), um caderno com caneta, um suporte com xícaras coloridas empilhadas, uma garrafa térmica preta, uma jarra de vidro com tampa metálica, pacotes de biscoitos e uma pequena bandeja com sachês e utensílios. Ao fundo, vê-se parte de uma janela com persiana vertical e uma parede em tom verde-claro.
- A imagem mostra o Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com destaque para a mesa diretora elevada, onde estão sentadas dez pessoas, entre homens e mulheres, lado a lado, voltadas para a plateia. Elas estão em cadeiras pretas, posicionadas atrás de um balcão de madeira escura, com o brasão do Estado ao centro.
- A imagem tem fundo verde escuro e apresenta elementos gráficos e textuais em branco. No lado esquerdo, há um desenho estilizado de uma árvore esguia e sem folhas, feita com traços finos contínuos. O tronco e os galhos superiores se estendem para cima, enquanto a parte inferior da árvore se conecta com as letras “pfcd”, desenhadas também com o mesmo traço contínuo da árvore. À direita da árvore e da sigla, está escrito, em letras maiúsculas e finas: “PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES”. No canto superior direito da imagem, há um efeito visual composto por pequenos pontos brancos que formam uma malha ondulada, criando uma sensação de profundidade e movimento. A composição tem um visual leve, moderno e orgânico, remetendo à ideia de crescimento e desenvolvimento contínuo.