Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs contrata duas analistas intérpretes de Libras que realizaram concurso em 2018

Kelen e Mayssa foram nomeadas em maio e já estão atuando em ações voltadas às pessoas surdas que integram a comunidade universit

Publicação:

Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul).
Da esquerda para a direita:
A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado.


O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa.


A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto.


A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto.


A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente.


A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado.


O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.
Kelen e Mayssa foram recepcionadas na Reitoria pelo DRH e pela gestão da Uergs.

A Uergs recebeu recentemente duas analistas tradutoras e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - Libras que ingressaram na Universidade por meio de concurso público. Kelen Dolejal e Mayssa Rodrigues estão atuando na Coordenadoria de Qualificação Acadêmica, um setor vinculado à Pró-Reitoria de Ensino da Uergs.

As duas analistas assinaram a admissão no dia 19 de maio, após um longo período desde a realização do concurso, em 2018, pois o certame teve sua validade prorrogada e depois suspensa em razão da Pandemia de Covid-19, em 2020, e da enchente de 2024. Por fim, a vigência do concurso se estendeu até o dia 12 de abril. 

Além dos contratempos que impactaram na vigência do concurso, a nomeação das duas candidatas exigiu um esforço extra do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Uergs, pois a autorização para as contratações foi assinada pelo Governador às 21h52 do dia 11 de abril de 2025, uma sexta-feira, às vésperas do prazo final para a nomeação das candidatas.

“Foi necessário fazer as convocações no sábado, dia em que habitualmente não há expediente na Reitoria, contatando os candidatos um a um e solicitando resposta formal para que se pudesse convocar o próximo da lista, respeitando a ordem de classificação, até que se conseguisse manifestação de aceite para as duas vagas”, conta a chefe do Setor de Ingresso e Acompanhamento da Uergs, Talita Corrêa.

De acordo com Talita, o edital do Concurso Público nº 02/2018 previa uma vaga, mas a Universidade solicitou a ampliação para duas, de acordo com o previsto na Lei nº 13.968/2012 para o emprego de Analista: Tradutor e Intérprete.

Kelen, aprovada em primeiro lugar no concurso, aguardava ansiosa pela convocação. Já Mayssa não esperava que pudesse ser chamada para a vaga e conta que recebeu com surpresa e alegria o contato do DRH da Uergs. “Fiquei tão feliz que mal consegui dormir naquela noite”, conta Mayssa.

Duas mulheres estão sentadas em frente a mesas de escritório, posicionadas lado a lado em um ambiente interno com paredes de cor clara. Ambas sorriem para a câmera. À esquerda da imagem, a mulher tem cabelos longos e escuros, veste um suéter preto e calça escura, e usa botas marrons. Sobre a mesa dela há um computador, uma garrafa térmica e uma cuia com chimarrão. Um casaco vermelho está pendurado na parte de trás da cadeira.
À direita da imagem, a outra mulher tem cabelos loiros na altura dos ombros e usa óculos. Ela veste uma blusa vermelha escura e calça preta, com tênis pretos. Sobre a mesa dela há um computador, uma caneca branca e um calendário. O chão é de cor cinza e o ambiente parece iluminado por luz artificial.
Mayssa (à esquerda) e Kelen (à direta) estão atuando na Coordenadoria de Qualificação Acadêmica.

Agora, Kelen e Mayssa estão atuando junto à Coordenadoria de Qualificação Acadêmica em ações no âmbito do desenvolvimento da Política de Ações Afirmativas da Uergs e no contato com as pessoas surdas que estudam na Universidade. As duas planejam também oferecer um curso básico de formação em Libras para a comunidade universitária da Uergs.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul