Uergs divulga novos prazos da seleção ao Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática
Publicação:

A Uergs publicou um edital com os novos prazos da seleção para o Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (PPGSTEM). O edital, que havia sido lançado em abril, foi retificado após a suspensão da seleção em razão das enchentes. De acordo com o novo calendário, as inscrições estarão abertas de 31 de agosto a 7 de outubro. As aulas do PPGSTEM são ministradas na Uergs em Guaíba.
O Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática é voltado a profissionais das áreas de Engenharias e Ciências Exatas (Física, Química, Matemática e Informática). As pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGSTEM são divididas em duas linhas: tecnologias digitais na prática docente; e epistemologias e metodologias na prática docente.
Mais informações sobre o Programa e o processo seletivo estão disponíveis neste link.
Processo Seletivo
A seleção de pessoas inscritas no processo seletivo do PPGSTEM ocorrerá em duas etapas. Primeiro, serão analisados os currículos e, na sequência, ocorrerão as análises das propostas de pesquisa, por meio de avaliação técnica dos projetos escritos e das entrevistas.
Para se inscrever, é necessário pagar uma taxa de R$156 reais. A Uergs não cobra mensalidade pelos cursos de graduação e de pós-graduação.
Há reserva de vagas para as políticas de Ações Afirmativas, que abrangem as pessoas negras, pretas e pardas; indígenas; com deficiência; transexuais e travestis; apátridas, refugiadas ou portadoras de visto humanitário.
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs