Uergs e SJCDH articulam ações para a reconstrução social do Rio Grande do Sul após as enchentes
Publicação:

O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, e vice-reitora e Superintendente de Planejamento, Rochele Santaiana, se reuniram na segunda-feira (8/7) com o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Fabrício Guazzelli Peruchin. A Universidade e a Secretaria estão articulando ações conjuntas para a reconstrução do RS. A reunião ocorreu no Centro de Referência da Mulher, onde a SJCDH está instalada temporariamente.
De acordo com a pró-reitora de Extensão da Uergs, Betina Bitencourt, que participou da reunião, a aproximação entre a Uergs e a SJCDH iniciou em maio, logo que foi decretado o período de calamidade ocasionado pelas enchentes no estado. Nessa época, ambas instituições começaram a elencar possibilidades de ação em conjunto.
“Levantamos algumas ideias e demandas da Secretaria e nos disponibilizamos a realizar uma parceria em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, vinculando às atividades existentes na Uergs e também a ações que poderão ser criadas para contemplar as necessidades da Secretaria”, conta Betina, que na época integrava a equipe de gestão pro tempore liderada pela professora Sandra Lemos.
A partir disso, foi montado um Grupo de Trabalho (GT) que já está identificando ações prioritárias para serem realizadas em conjunto, reforçando o papel da Universidade e da Secretaria no que está sendo chamado de “reconstrução social” do estado. Esse GT é composto por pessoas de ambas as instituições indicadas de acordo com suas competências técnicas e atribuições dos cargos.
Na reunião desta semana, o GT apresentou a proposta ao reitor e ao secretário e tratou dos trâmites necessários para a formalização da parceria.
Por: Daiane de Carvalho Madruga
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs
- Foto em preto e branco de um jovem sério, moreno claro, de sobrancelhas e lábios espessos, vestindo jaqueta e uma touca de lã pretas. Sobre a foto, há a imagem de um laço preto, simbolizando luto.
- Foto em preto e banco de um homem idoso, calvo, com barba branca. Ele está sério, sentado em uma sala de aula e com folhas de papel nas mãos.