Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs é uma das quatro instituições gaúchas a receber o Selo ODS Educação

A primeira edição do selo certificou 17 instituições de educação públicas e privadas do país.

Publicação:

Foto colorida de mulher loira de cabelo liso, usando óculos, vestindo calça jeans e cardigã bege claro. Ela posa sorridente segurando uma placa do Selo ODS, ao lado de um banner em lona de um dos projetos contemplados.
As instituições que receberam o Selo também levaram banners apresentando os projetos que foram certificados.

A Uergs recebeu, na última quinta-feira (9), o Selo ODS Educação. O reconhecimento é concedido pelo Instituto Selo Social para instituições de ensino que trabalham em prol da Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia de entrega do Selo às instituições ocorreu no Centro Cultural ADUnB, na Universidade de Brasília. Representando a Reitoria, o Selo da Uergs foi recebido pela professora Ana Carolina Tramontina, coordenadora do Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade.

A Uergs foi certificada por três projetos (um de pesquisa, um de ensino e um de extensão), com 6 impactos sociais e 424 atendimentos diretos. Essa foi a primeira edição do selo, que certificou 17 instituições de educação públicas e privadas do país. Do Rio Grande do Sul, além da Uergs, o Instituto Federal Farroupilha, a Universidade de Caxias do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria também receberam o selo.

De acordo com Ana Carolina, foram inscritos apenas três projetos pois não houve tempo hábil para a inserção na plataforma, entretanto este Selo diz respeito a toda a comunidade acadêmica que trabalha em prol dos ODS.

“Desde a sua criação, quando os ODS ainda não estavam em pauta, a Uergs já apresentava em sua missão institucional a promoção do desenvolvimento regional sustentável e inclusão social, e o reconhecimento desse trabalho é muito importante para a comunidade acadêmica. A Uergs agora faz parte do quadro de Universidades brasileiras comprometidas com o alcance dos ODS e demonstrou isso através do desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão que foram certificados pelo Selo ODS Educação. A partir de agora, a Universidade fica ainda mais forte no desenvolvimento desses projetos, e o apoio das pró-reitorias será fundamental para que possamos seguir trabalhando nessa direção”, finaliza.

Foto colorida de quatro mulheres e um homem, que posam sorridentes diante de um grande painel onde se lê Selo Social. Três deles seguram as placas de recebimento do Selo em suas mãos.
Além da Uergs, também receberam o Selo o o IFFAR, a UCS e a UFSM.

Os projetos apresentados foram os seguintes:

Ensino: Pós-Graduação em Qualificação Docente em Ciências da Natureza e Matemática, ofertado pela Unidade da Uergs em Bento Gonçalves. O curso teve sua primeira edição no ano de 2017, sendo novamente ofertado em 2023.O projeto teve como objetivo qualificar os professores da rede pública da região da serra gaúcha, tendo em vista que de 40 a 50% dos docentes atuam em áreas diferentes da sua formação. Além disso, nos municípios da serra gaúcha, o atingimento do ODS 4 – educação de qualidade – ainda enfrenta grandes desafios. Assim, o curso atuou qualificando os docentes nas áreas de biologia, física, química e matemática, em duas etapas: na primeira, com 300 horas-aula, os participantes cursaram disciplinas básicas de todas as áreas acima citadas; na segunda, com 120 horas-aula, os participantes optaram por duas áreas, preferencialmente diferentes da sua formação, para que os conhecimentos fossem aprofundados.

  • ODS contemplado: ODS 4 – educação de qualidade

Extensão: 4ª Mostra Observa Campos- Meu corpo é terra-território. Promovida por professoras do PPGAS/Uergs (Patrícia Binkowski) e PGDR/UFRGS – PPGAS/Uergs (Aline Reis Calvo Hernandez), a mostra ocorreu de forma virtual e presencial por meio do desenvolvimento de palestras, mostra de trabalhos, saídas de campo e sarau artístico-cultural. Foi abordado especialmente o tema do feminismo comunitário, e como se dá a atuação das mulheres na busca pela igualdade de gênero e nas redes de agroecologia, na busca por cidades mais sustentáveis e na redução das desigualdades. A atuação na área da agroecologia foi abordada a partir da exposição de resultados de pesquisas realizadas por pesquisadoras, palestras com professoras e debatedoras mulheres. A partir das atividades foi possível demonstrar a força do gênero feminino, e sua presença e atuação em diversas atividades como pesquisa, artes, liderança, ensino, lutas por políticas públicas e a importância da sua participação para atingir os ODS. Foram realizadas palestras visando demonstrar a atuação das mulheres em várias áreas, com finalidade de empoderar e promover a inclusão social, independente de raça, etnia, origem, entre outras. A palestra de abertura do evento foi ministrada por uma Cacica Guarani, mostrando a força da mulher nas comunidades dos povos originários. Além disso, durante o evento foi lançado o documentário "Os negros de Santana e a água prometida", elaborado a partir de um trabalho de mestrado desenvolvido no PPGAS, e que analisou os conflitos ambientais na implementação da transposição do Rio São Francisco na comunidade quilombola de Santana, em Salgueiro-PE. 

  • ODS contemplados: ODS 2 – Fome Zero e agricultura sustentável
  • ODS 5 – igualdade de gênero
  • ODS 10 – redução das desigualdades
  • ODS 12- produção e consumo responsáveis

Projeto de Pesquisa: Diagnóstico e proposição de melhorias para recuperação ambiental de área de disposição de resíduos. O projeto, desenvolvido pela aluna do Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS), Eloísa Francisco Fernandes, visou diagnosticar a situação atual de área de aterro sanitário desativado, no município de Terra de Areia/RS. O estudo avaliou a contaminação do solo e a qualidade das águas subterrâneas, além de propor melhorias para recuperação ambiental do local, e desenvolver um prognóstico da situação esperada para o futuro. Foi constatada a contaminação do solo por metais, enquanto as águas subterrâneas não apresentaram contaminação. A partir da avaliação da situação do local é possível planejar ações para conter a propagação da contaminação, reduzindo o dano tanto ao ambiente, como à saúde dos indivíduos. Além disso, caso as melhorias propostas sejam acatadas pelo governo municipal, o local pode ser destinado a outro uso no futuro. A defesa do mestrado ocorreu no ano de 2020, e os resultados foram apresentados à prefeitura municipal e à Fepam/RS, que atuarão na busca por melhorias para o local. Autoras: Eloísa Francisco Fernandes, Daiana Mafessoni, Ana Carolina Tramontina.

  • ODS contemplado: 12 – produção e consumo responsáveis


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A ONU e seus parceiros organizaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como forma de fazer um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes objetivos visam atingir a Agenda 2030 no Brasil e abordar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no país e no mundo. Conheça os 17 Objetivos no site da ONU.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul