Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs Erechim - Projeto de extensão: Uergs na Feira do Livro 2021 de Erechim/RS

  • Data:
    até

22ª Feira do Livro de Erechim/RS - 5 a 30 de outubro

A unidade da Uergs em Erechim participará com 6 vídeos de docentes apresentando suas publicações e incentivando à leitura; e com participação conjunta com os colegas da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS/Campus Erechim/RS) em uma live.

Programação:

Roda de Conversa - Ela pesquisa, nós pesquisamos, elas pesquisam: Mulheres e Ciência

18/10 - Vídeo: A proposta objetiva realizar um diálogo entre mulheres pesquisadores que convergem em seus temas de pesquisa e analisam as relações estabelecidas entre a trajetória científica e questão de gênero. Vídeo disponível em: https://youtu.be/XOUwKrwKI2M Compõe a mesa as pesquisadoras Profa. Dra. Thais Janaina Wenczenovicz (PPGE/Uergs e PPGD/UNOESC); Emelyn Linhares (PPGICH/UFSS), Jade Monteiro (PPGE/UERGS), Noelen Weise (PPGICH/UFSS), e Cláudia Cinara Locateli (PPGD/UNOESC).

Produções sobre a Agricultura familiar da Região Alto Uruguai-RS.       

19/10 - Vídeo:  A proposta objetiva apresentar o E-book Agricultura familiar em pauta é resultado dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Administração, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, da Unidade da UERGS em Erechim-RS, que aborda questões relacionadas ao desenvolvimento rural e a gestão de unidades de produção familiares.

Livro para baixar: https://asebabaolorigbin.files.wordpress.com/2021/01/agri_familiar-vol1-1.pdf 

Vídeo disponível em: https://youtu.be/cit9wrvhP6A  

Profa. Zenicléia Angelita Deggerone (Uergs) e Profa. Leonice A. F. A. Pereira Mourad (UFSM).

Live: A leitura no século 21

20/10, das 14h - A proposta objetiva discutir e contextualizar a leitura e os leitores imersos em evolução tecnológica, virtual, dentre outros. Ana Carolina Martins da Silva – Uergs; Andreia Ines Hanel Cerezoli – UFFS; Jorge Valdair Psidonik  - UFFS; Thais Janaina Wenczenovicz  - Uergs; Thiago Ingrassia Pereira – UFFS Link: https://youtu.be/8AoopcLAA-o  

Apresentação de artigo técnico publicado em Revista Plantio Direto (tecnologia agrícola).

21/10 - Vídeo: A proposta objetiva apresentar um artigo técnico, sua composição e detalhes de uma Revista de muita utilidade para o uso acadêmico. O artigo técnico apresentado é de autoria da prof. Roberto Serena Fontaneli (Uergs/Erechim/RS). 

Artigo científico disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1125616/1/Ensilagem-de-cereais-de-inverno-Fontaneli-Revista-Plantio-Direto.pdf 

Vídeo disponível em: https://youtu.be/09z6CjNlkmU  

Prof. Dr. Roberto Serena Fontaneli (Uergs/Erechim/RS)   

Letramento de percurso: uma concepção de letramento inspirada em escritas do PIBID – o livro.

25/10 - Vídeo:   A proposta objetiva apresentar o livro “Letramento de percurso : uma concepção de letramento inspirada em escritas do PIBID / Ana Carolina Martins da Silva. – Itapiranga : Schreiben, 2021, que se apoia em três pilares: a fundação da Uergs como um processo de formação acadêmica e de letramento no Ensino Superior; as ações e as escritas dos pibidianos da Uergs como processo fundamental na sua formação docente; e o aprendizado da comunicação e da interação através do uso da língua em percursos e ações. 

Livro para baixar: https://e7457372-44ec-414b-b9f5-7fb999f50a38.filesusr.com/ugd/e7cd6e_c532cdecee954e999b4d05d7d27f9d95.pdf  

Vídeo disponível em: https://youtu.be/ftxScRkH3yY   

Profa. Dra. Ana Carolina Martins da Silva (Uergs/Erechim/RS). 

Apresentação de Capítulo do “Ebook Cidades e Sustentabilidade.”      

29/10 - Vídeo: A proposta objetiva apresentar o capítulo: Valoração dos resíduos agrícolas gerados na Região do Alto Uruguai através da determinação do teor de xilana. De: Valéria De Bortoli, Daniela M. de Lara, Andre D. L. Cardoso, Silvia Santin Bordin, Joyce Cristina Gonçalvez Roth e Evelise dos Santos; no e-book “Cidades e Sustentabilidade: os desafios para conciliar equilíbrio ecológico e bem-estar social/ Organizadores (as): Celmar Corrêa de Oliveira... [et al.]. – Porto Alegre - RS: UERGS, 2021. 

Livro para baixar em: https://drive.google.com/file/d/1kmdDSqCnnoYiPvKzJZbqC9UkDMiKDpyW/view   

Vídeo disponível em: https://youtu.be/lscLlz5Cxpo  

Profa. Dra. Joyce Cristina Gonçalvez Roth (Uergs/Erechim/RS).

A sensibilidade em relação aos problemas ambientais: Ecologia e sustentabilidade e a psicologia ambiental.

30/10 - Vídeo: A proposta objetiva apresentar o conteúdo de dois livros que fazem parte do curso de BGA/Uergs, de grande importância: 1) ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE. Um livro traduzido da 6ª edição norte-americana de Tyler Miller e Scott Spoolman, traduzido pelo professor Márcio Silva Araújo da ecologia teórica e evolutiva e David Lapola professor da UNESP Rio Claro; 2) Psicologia Ambiental: Aspectos das relações indivíduo meio-ambiente, do autor Gabriel Moser.

Vídeo disponível em: https://youtu.be/M4B7hVLbJKU   

Profa. Dra. Saionara Eliane Salomoni (Uergs/Erechim/RS).

Link geral do evento: pmerechim.rs.gov.br/feiradolivro

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul