Uergs inicia tratamento de documentos danificados pela enchente
Publicação:

A Uergs designou, recentemente, uma Comissão responsável pelo tratamento dos documentos da Universidade, começando pelos danificados pela enchente de maio deste ano. Nesta terça-feira (03/9), houve a primeira reunião do grupo, no Campus Central da Uergs. O trabalho contará com a orientação e a supervisão do Arquivo Público do Rio Grande do Sul.
A Comissão estabelecida por meio da Portaria Interna 042/2024 é composta por funcionários(as) da Pró-Reitoria de Extensão, da Biblioteca Central e do setor de Protocolo, vinculado à Pró-Reitoria de Administração (Proad) da Uergs. O trabalho inclui a recuperação, a guarda e o descarte de documentos, de acordo com os prazos de validade estabelecidos pela legislação vigente.
Os primeiros documentos tratados pela Comissão serão os atingidos pela enchente no Campus Central da Uergs. Em seguida, o grupo se dedicará ao tratamento dos demais documentos da Universidade. Para isso, a Comissão passará por uma capacitação ministrada pelo Arquivo Público do Estado.
“É um trabalho minucioso, que envolve a análise de cada arquivo, considerando o seu estado atual, sua possibilidade e pertinência quanto à recuperação e guarda. Todo esse trabalho se dará em alinhamento com a tabela de temporalidade de documentos do Poder Executivo Estadual”, afirma o pró-reitor de Administração da Uergs, Gabriel da Cunha.
A Uergs já recebeu do Arquivo Público do Estado um conjunto de Equipamentos de Segurança Individual (EPIs), instrumentos para recuperação de documentos e ventiladores para auxiliar no tratamento da documentação.
A Comissão é presidida pela bibliotecária Simone Semensato. Confira os nomes e a lotação dos(as) demais membros(as):
Bárbara Marianoff Vaz - setor de Protocolo/Proad;
Juliano Santos Oliveira - setor de Protocolo/Proad;
Valeria Lucas Frantz - Biblioteca Central.
O grupo conta também com o apoio da estagiária de Biblioteconomia da Biblioteca Central da Uergs, Mariana da Fonseca.
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs
- Foto em preto e branco de um jovem sério, moreno claro, de sobrancelhas e lábios espessos, vestindo jaqueta e uma touca de lã pretas. Sobre a foto, há a imagem de um laço preto, simbolizando luto.
- Foto em preto e banco de um homem idoso, calvo, com barba branca. Ele está sério, sentado em uma sala de aula e com folhas de papel nas mãos.