Uergs lança o Repositório Institucional de produções da sua comunidade universitária

No canto superior esquerdo, "Repositório Institucional". Ao centro, sobre uma faixa verde escura, a imagem em preto e branco de uma nuvem saindo de um notebook. Abaixo, o texto "Acesse as produções da comunidade universitária da Uergs".
O acesso ao Repositório é aberto ao público em geral.

A Uergs lançou nesta quarta-feira (14) o seu Repositório Institucional. O espaço virtual reúne livros, artigos e trabalhos de conclusão de curso, entre outros frutos da produção científica e intelectual da comunidade universitária da Uergs. O Repositório é um dos produtos do Programa Uergs Digital, financiado com recursos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

No Repositório Institucional são armazenados, preservados, organizados e disseminados os resultados produzidos em pesquisas no âmbito da Uergs ou em outras instituições pelas pessoas que integram a comunidade universitária. “Além da visibilidade para a instituição e seus pesquisadores a nível nacional e internacional, proporciona o rápido acesso à informação gerada pelas pesquisas e a preservação da memória intelectual da Universidade”, afirma Carina Hentges, coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Uergs.

O conteúdo está organizado em comunidades (unidades universitárias e setores da Reitoria), subcomunidades (cursos de graduação, especializações e mestrados) e em coleções, de acordo com o tipos de documentos.

O acervo já conta com mais de 200 documentos catalogados. De acordo com Carina, a prioridade é a catalogação de materiais de final de curso elaborados por estudantes da Uergs e entregues nas secretarias das unidades universitárias, que contenham assinatura do Termo de Entrega de Trabalhos de Conclusão, aprovados e disponíveis para a comunidade. “Todos os documentos disponíveis no Repositório estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98) e sob a licença creative commons, que também é utilizada na Revista Científica da Uergs. Dessa maneira, a assinatura em termos de autorização tem suma importância”, salienta.

Os termos de entrega para assinatura dos documentos elaborados pelo quadro funcional estão em fase de elaboração.

Implantação e Gestão

A organização de um Repositório Institucional tem sido discutida há alguns anos na Uergs. Em 2019, foi criado um grupo multidisciplinar de trabalho para elaborar a Política do Repositório e do Comitê Gestor, ambas aprovadas no final daquele ano pelo Conselho Superior da Uergs (Consun). No segundo semestre de 2020, foi planejada a implementação do sistema, realizada pela empresa Solis.

O Repositório Institucional é vinculado à Coordenadoria de Bibliotecas da Uergs e gerenciado por um Comitê Gestor composto por representantes de diversos setores da Universidade. Esse Comitê tem competências normativas, consultivas e deliberativas.  A catalogação e a gestão dos dados disponibilizados no Repositório é realizada por analistas do Sistema de Bibliotecas.

Publicação do Repositório

Para que um documento seja publicado no Repositório, é necessário encaminhá-lo à secretaria da respectiva unidade universitária a que estudantes e pessoas que trabalham na Uergs estão vinculadas. As unidades são as responsáveis por encaminhar os arquivos à Biblioteca Central ou a analistas da Biblioteca em sua região, para a catalogação no sistema Gnuteca e publicação no Repositório.

Quem atua na Reitoria deve encaminhar os arquivos à Biblioteca Central.

São publicados no Repositório arquivos de imagem, áudio e texto, em formato jpeg, mp4 e pdf, respectivamente.

Acesso

O acesso ao Repositório é aberto ao público em geral, mas com o login é possível assinar coleções e receber alertas, por e-mail, sobre os itens adicionados nessas coleções.

Integrantes da comunidade universitária da Uergs acessam usando o mesmo login dos outros portais administrados pela Solis. Pessoas de fora da comunidade podem se cadastrar usando e-mail e senha.

Por: Daiane de Carvalho Madruga