Uergs promove debates sobre o desenvolvimento de cidades sustentáveis e políticas públicas

Imagem aérea de Porto Alegre
A iniciativa é promovida pelo grupo de pesquisa "Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento", da Uergs em Porto Alegre. - Foto: Maria Ana Krack

Neste ano o ciclo de eventos “Tragédias Urbanas e Cidades Sustentáveis” chega à sua 3º edição, buscando aprofundar as discussões construídas nos eventos anteriores. Promovido pelo grupo de pesquisa “Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento”, da Unidade da Uergs em Porto Alegre, o foco do evento é pensar cidades sustentáveis. Por meio de palestras e submissão de trabalhos, a proposta é refletir sobre as cidades e as possíveis políticas públicas sustentáveis. A primeira palestra ocorreu em junho e a programação segue até o final do ano.

O evento é baseados nas obras “Tragédia dos Comuns” de Garrett Hardin e o “Governo dos Comuns” de Elinor Östrom, e debate os desdobramentos dos pensamentos dos autores e seus reflexos nos campos do desenvolvimento urbano. Celmar de Oliveira, professor da Uergs em Porto Alegre e coordenador do evento, explica que a escolha da temática desta edição se deu pelo cenário político da América Latina, pensando na importância de se colaborar para o desenvolvimento de cidadãos aptos a participar dos debates e decisões nos espaços públicos

“As insatisfações e as manifestações urbanas ocorridas ao final desta década no continente mostram que existem problemas de ordem social, política e econômica não resolvidos, ou resolvidos de forma insatisfatória ou insuficiente”, comenta o professor.

O primeiro encontro, realizado no dia 19 de junho, contou com a participação da professora da UFRGS Cristina Albrecht e da professora da UFPel Natalia Steigleder, que falaram sobre a necessidade de abordagens mais sustentáveis para pensar o desenvolvimento das cidades. A palestra já está disponível e pode ser assistida na página do grupo de pesquisa.

Ainda estão agendados mais dois encontros. O próximo, que irá ocorrer no dia 11 de agosto, se propõe a discutir políticas públicas sustentáveis e será transmitido pela página do grupo de pesquisa. Já no último encontro, marcado para o dia 6 de novembro, serão apresentados trabalhos relacionados às discussões do evento, em formato de resumo expandido.