Uergs recebe área da Prefeitura para Unidade em Cruz Alta
Publicação:

O terreno está localizado nas imediações da sede campestre do Clube Internacional, na Rua Carlos Frederico Drum. De acordo com Guaragna, a previsão de investimento total para a construção dos três módulos que incluem prédio administrativo, laboratório e salas de aula, é de R$ 1,8 milhão. As obras estão previstas para o segundo semestre de 2013 e o término está programado para 2015. “Já contamos com a emenda parlamentar do deputado federal Luis Noé de R$ 600 mil. A partir de agora, iremos anexar esta escritura junto ao processo registrado no Ministério da Educação, juntamente com o plano arquitetônico, para que possamos ter a liberação deste valor, provavelmente no primeiro semestre do próximo ano, e iniciarmos a primeira parte da obra”, explica o reitor.
Participaram do ato de doação Dioni Paz, coordenadora da Unidade Cruz Alta, os professores Fabrício Soares e Fabrício Salazar, Márcio Dallagnol, funcionário da Unidade, além de Vilson dos Santos, prefeito de Cruz Alta, que embora estando em férias, fez questão de comparecer. E ainda, Armênio Oyarzabal, assessor executivo da Secretaria de Planejamento, e Maria da Graça Toniolo, da Secretaria Municipal de Educação.
Para Dioni Paz, este é um marco histórico para a Universidade. “Queremos agradecer a doação feita pela Prefeitura. Acreditamos que com esse espaço, teremos uma identidade, um lugar próprio, e seremos mais conhecidos pela comunidade. A nova sede permitirá a construção de salas de aula, laboratórios, biblioteca, sala de informática, salas de professores, sala para diretório acadêmico e demais dependências necessárias para o bom andamento da pesquisa, do ensino e da extensão. Estamos muito felizes e esperamos retribuir à comunidade e região por meio do ingresso mais alunos na Universidade dos gaúchos”, comemora.
A Uergs em Cruz Alta oferece os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Tecnologia em Agroindústria. O prédio alugado onde funciona a Unidade, junto ao Instituto de Previdência do Estado (IPE), deve ser desocupado assim que a primeira parte da obra ficar pronta.
Mais notícias
- Mobilidade Acadêmica
- Fotografia colorida tirada em um auditório durante a abertura do Fórum de Áreas. No centro da imagem, há um painel com sete pessoas sentadas atrás de uma longa mesa branca, sobre um tablado. Eles estão participando da mesa de abertura. Na frente da mesa está o logotipo da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), local onde o evento está sendo realizado. Acima dos participantes, há uma grande tela de projeção com a identidade visual do evento: o título “Fórum de Áreas”, seguido da inscrição “Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”. O fundo do slide tem formas geométricas coloridas e ícones que representam pessoas, uma planta e uma engrenagem. À esquerda da imagem, uma mulher veste preto e fala ao microfone em um púlpito azul, também com a marca da Famurs. Atrás dela, três bandeiras estão posicionadas, entre elas a do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Famurs. À direita, em frente à parede lateral do auditório, uma mulher de cabelo castanho escuro e longo faz interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público aparece de costas, sentado em cadeiras organizadas em fileiras. Em primeiro plano, vê-se a equipe de filmagem, com dois monitores exibindo a transmissão ao vivo do evento. O ambiente é bem iluminado, com paredes em tons neutros e painéis de madeira nas laterais.
- Ana Carolina Tramontina
- Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Da esquerda para a direita: A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado. O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa. A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto. A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto. A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente. A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado. O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.