Uergs tem 19 docentes em ranking internacional de produções científicas que são referência para outras pesquisas
Publicação:

Dezenove docentes da Uergs estão entre os 10 mil pesquisadores do mundo com mais produtividade nos últimos cinco anos, ranqueados pela organização independente Alper-Doger Scientific Index. O ranking AD Scientific Index foi divulgado recentemente e é baseado no desempenho científico e no valor agregado de produtividade de cientistas que são referências para outras pesquisas.
O professor Paulo Henrique Ott está no topo da lista dos docentes da Uergs que compõem o ranking. Na sequência, estão Marc Richter, Ana Carolina Tramontina, Adriana Abreu e Martha Narvaz, entre os cinco primeiros. A maioria dessas pesquisas são das áreas de ciências naturais, agricultura e silvicultura, e engenharia e tecnologia. Confira a relação completa com as 19 pessoas e os dados que levaram à classificação.
Para compor o ranking, são usados os valores totais e dos últimos cinco anos do índice i10 - que considera estudos científicos que receberam 10 ou mais citações; pelo índice h - determinado com base no número de artigos citados pelo menos “h” vezes; e pelo número de citações no Google Scholar. De acordo com os organizadores do Índice, o número de produções científicas usadas como referência para outros autores mostra o valor e a extensão dessas produções para a literatura científica.
“Os resultados apresentados por indicadores independentes como o da AD Scientific demonstram que a nossa universidade possui um corpo docente qualificado e com imenso potencial para produzir ciência de grande relevância e impacto”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Rafael Haag.
O AD Scientific Index usa nove parâmetros e mostra a classificação de cientistas individuais em 12 assuntos, 256 ramos, 11,7 mil instituições de emprego, 186 países, 11 regiões (África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina, Oceania, Arab Leageu, EECA, BRICS, USAN e COMESA) e no mundo.
Para Haag, o resultado da Uergs deve ser comemorado e é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica. “A Uergs é uma das mais jovens universidades públicas do país e já aparece no ranking da AD Scientific ao lado de instituições mais antigas e com tradição na produção científica”, observa.
Mais notícias
- Imagem com fundo branco e verde, dividida verticalmente em duas partes. À esquerda, sobre o fundo branco com leve degradê cinza na parte inferior, está o texto: "RELATÓRIO DE GESTÃO 2024", com as palavras "RELATÓRIO DE" em vermelho, "GESTÃO 2024" em verde escuro. Acima e abaixo do texto, há formas geométricas coloridas (meios círculos, quadrantes e círculos), nas cores verde escuro, verde claro, vermelho e amarelo, compondo uma estética moderna e institucional. À direita, uma faixa vertical verde escuro ocupa aproximadamente um terço da imagem. No canto inferior dessa faixa está o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), com o nome escrito em branco. Acima do nome, o símbolo da Uergs: um círculo dividido em três cores (verde, amarelo e vermelho) com elementos internos que remetem ao mapa do estado e à bandeira do Rio Grande do Sul.
- Fotografia de uma reunião em ambiente interno, com iluminação natural vinda de uma janela ao fundo. Dois homens estão sentados frente a frente, em uma mesa de madeira clara. À esquerda da imagem, está um homem de pele clara, cabelos e barba grisalhos, vestindo paletó escuro e camisa azul clara. Ele está com as mãos apoiadas na mesa, uma delas usando uma luva preta. À direita, outro homem de pele clara e cabelos grisalhos curtos, usa óculos e veste uma jaqueta cinza escura sobre camiseta preta. Ele segura um caderno preto e observa atentamente seu interlocutor. Sobre a mesa, há copos de vidro (alguns com água), um caderno com caneta, um suporte com xícaras coloridas empilhadas, uma garrafa térmica preta, uma jarra de vidro com tampa metálica, pacotes de biscoitos e uma pequena bandeja com sachês e utensílios. Ao fundo, vê-se parte de uma janela com persiana vertical e uma parede em tom verde-claro.
- A imagem mostra o Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com destaque para a mesa diretora elevada, onde estão sentadas dez pessoas, entre homens e mulheres, lado a lado, voltadas para a plateia. Elas estão em cadeiras pretas, posicionadas atrás de um balcão de madeira escura, com o brasão do Estado ao centro.
- A imagem tem fundo verde escuro e apresenta elementos gráficos e textuais em branco. No lado esquerdo, há um desenho estilizado de uma árvore esguia e sem folhas, feita com traços finos contínuos. O tronco e os galhos superiores se estendem para cima, enquanto a parte inferior da árvore se conecta com as letras “pfcd”, desenhadas também com o mesmo traço contínuo da árvore. À direita da árvore e da sigla, está escrito, em letras maiúsculas e finas: “PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES”. No canto superior direito da imagem, há um efeito visual composto por pequenos pontos brancos que formam uma malha ondulada, criando uma sensação de profundidade e movimento. A composição tem um visual leve, moderno e orgânico, remetendo à ideia de crescimento e desenvolvimento contínuo.