75º Fórum da Abruem será realizado na Uergs
Evento ocorrerá em maio de 2026 reunindo gestores(as) de universidades de diferentes regiões do país.
Publicação:

A Uergs sediará a próxima edição do Fórum da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento ocorrerá em maio de 2026 e a confirmação da escolha da Uergs como anfitriã ocorreu durante a 74º edição do Fórum, realizada de 12 a 14 de agosto, na Universidade do Distrito Federal (UnDF), em Brasília. O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, participou do evento que teve como tema “Universidades Estaduais e Municipais e suas conexões com a agenda estratégica para o desenvolvimento territorial do Brasil”.
O Fórum de Reitores e Reitoras da Abruem ocorre duas vezes ao ano e reúne gestores(as) de universidades estaduais e municipais de todo o país. O evento é promovido pela Associação e, a cada semestre, é sediado por uma universidade que integra o grupo.
A edição do primeiro semestre de 2026 concentrará as discussões em torno das mudanças climáticas, em sintonia com a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro deste ano em Belém (PA). O envolvimento das universidades filiadas à Abruem em agendas globais de sustentabilidade é um dos apelos da Carta Brasília, documento que sintetiza as discussões do 74ª Fórum.
“É uma honra para a Uergs sediar o 75º Fórum da Abruem. Receber reitores e reitoras de todo o país nos permite fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para debates estratégicos sobre mudanças climáticas e desenvolvimento territorial. Queremos que esse encontro inspire soluções concretas para os desafios sociais, econômicos e ambientais do Brasil, em sintonia com a agenda global de desenvolvimento sustentável”, disse o reitor da Uergs.
74º Fórum e a Carta Brasília
A abertura da 74ª edição do Fórum de Reitores e Reitoras da Abruem contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Ao longo dos três dias, uma extensa programação abordou temas como políticas afirmativas; otimização de recursos e sustentabilidade financeira; internacionalização e mobilidade acadêmica; e o papel do Ministério da Saúde na interiorização da preceptoria e residência nas universidades.
No último dia do evento foi lida a Carta Brasília, um documento que sintetiza as discussões realizadas nas quatro câmaras temáticas do encontro. O texto reforça o papel das universidades estaduais e municipais como protagonistas do desenvolvimento social, científico, econômico e territorial do Brasil. Também defende a ampliação de políticas públicas, a autonomia universitária e o fortalecimento da integração entre ensino, pesquisa e extensão.
A Carta Brasília ainda registra a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais, protocolada recentemente no Congresso Nacional. Esse será um instrumento de articulação política para as 46 instituições associadas à Abruem, representando mais de 40 mil professores e 700 mil estudantes em todo o país.
O texto também faz um apelo para “a necessidade de participação ativa das universidades no Fórum de União para a Paz, bem como na COP30, como protagonistas em agendas globais de sustentabilidade, em especial, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a construção de soluções frente aos desafios climáticos”.
Sobre a Abruem
A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 20 Estados do Brasil e no Distrito Federal, por meio de suas 46 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.
Por: Daiane de Carvalho Madruga.
Com informações da Abruem.
Mais notícias
- Nota da Uergs
- Nota da Uergs
- Três homens estão sentados em sofás pretos, em um ambiente de reunião. À esquerda, um deles veste terno azul e óculos, e segura papéis enquanto conversa. No centro, outro homem usa terno escuro e camiseta preta, está com uma perna cruzada e segura um caderno. À direita, o terceiro homem também usa terno cinza e óculos, e está sentado com as pernas cruzadas. Entre eles, há mesas de madeira com objetos decorativos: copos de cristal, flores secas, cestos de palha com elementos artesanais indígenas e uma revista. Na parede branca ao fundo, há um adorno de macramê e uma lança decorativa com penas.
- Colações de Grau