Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

75º Fórum da Abruem será realizado na Uergs

Evento ocorrerá em maio de 2026 reunindo gestores(as) de universidades de diferentes regiões do país.

Publicação:

A fotografia mostra um grupo de 33 pessoas posando para uma foto em auditório. Elas estão organizadas em duas filas: uma fila frontal de 18 pessoas e uma fila posterior de 15 pessoas, atrás das cadeiras do auditório. A maioria veste roupas formais, incluindo ternos, blazers e vestidos, predominando cores sóbrias como preto, azul e cinza.

Ao fundo, é possível ver um palco com um grande telão centralizado, no qual está projetado o logotipo do “74º Fórum Nacional de Reitores e Reitoras da ABRUEM – Brasília/DF”. O palco está decorado com arranjos de flores com tons de laranja e verde, posicionados ao longo da borda frontal. À esquerda e à direita do palco, há cortinas claras cobrindo as paredes. Escadas laterais levam ao palco. Na frente do grupo, há fileiras de cadeiras pretas do auditório, vazias.
74ª Fórum da Abruem ocorreu na Universidade do Distrito Federal (UnDF), em Brasília.

A Uergs sediará a próxima edição do Fórum da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento ocorrerá em maio de 2026 e a confirmação da escolha da Uergs como anfitriã ocorreu durante a 74º edição do Fórum, realizada de 12 a 14 de agosto, na Universidade do Distrito Federal (UnDF), em Brasília. O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, participou do evento que teve como tema “Universidades Estaduais e Municipais e suas conexões com a agenda estratégica para o desenvolvimento territorial do Brasil”.

O Fórum de Reitores e Reitoras da Abruem ocorre duas vezes ao ano e reúne gestores(as) de universidades estaduais e municipais de todo o país. O evento é promovido pela Associação e, a cada semestre, é sediado por uma universidade que integra o grupo. 

A edição do primeiro semestre de 2026 concentrará as discussões em torno das mudanças climáticas, em sintonia com a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro deste ano em Belém (PA). O envolvimento das universidades filiadas à Abruem em agendas globais de sustentabilidade é um dos apelos da Carta Brasília, documento que sintetiza as discussões do 74ª Fórum.  

Da esquerda para a direita, o reitor da Uergs, Leonardo Beroldt; Cicília Raquel Leite, reitora da UERN e presidenta da Abruem; e Simone Benck, reitora da UnDF.
Da esquerda para a direita, Leonardo Beroldt; Cicília Raquel Leite, presidenta da Abruem; e Simone Benck, reitora da UnDF.

“É uma honra para a Uergs sediar o 75º Fórum da Abruem. Receber reitores e reitoras de todo o país nos permite fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para debates estratégicos sobre mudanças climáticas e desenvolvimento territorial. Queremos que esse encontro inspire soluções concretas para os desafios sociais, econômicos e ambientais do Brasil, em sintonia com a agenda global de desenvolvimento sustentável”, disse o reitor da Uergs.

 

74º Fórum e a Carta Brasília

A abertura da 74ª edição do Fórum de Reitores e Reitoras da Abruem contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Ao longo dos três dias, uma extensa programação abordou temas como políticas afirmativas; otimização de recursos e sustentabilidade financeira; internacionalização e mobilidade acadêmica; e o papel do Ministério da Saúde na interiorização da preceptoria e residência nas universidades. 

No último dia do evento foi lida a Carta Brasília, um documento que sintetiza as discussões realizadas nas quatro câmaras temáticas do encontro. O texto reforça o papel das universidades estaduais e municipais como protagonistas do desenvolvimento social, científico, econômico e territorial do Brasil. Também defende a ampliação de políticas públicas, a autonomia universitária e o fortalecimento da integração entre ensino, pesquisa e extensão.

A Carta Brasília ainda registra a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais, protocolada recentemente no Congresso Nacional. Esse será um instrumento de articulação política para as 46 instituições associadas à Abruem, representando mais de 40 mil professores e 700 mil estudantes em todo o país.

O texto também faz um apelo para “a necessidade de participação ativa das universidades no Fórum de União para a Paz, bem como na COP30, como protagonistas em agendas globais de sustentabilidade, em especial, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a construção de soluções frente aos desafios climáticos”.

 

Sobre a Abruem

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 20 Estados do Brasil e no Distrito Federal, por meio de suas 46 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

 

Por: Daiane de Carvalho Madruga.
Com informações da Abruem.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul