Bancas de Graduação e Pós-Graduação 2025-1: Licenciatura em Música e Pós-Graduação em Educação
-
Data:
até - Online

As "Bancas de Graduação e Pós-Graduação 2025-1" têm como principal objetivo proporcionar um espaço de diálogo, reflexão e compartilhamento de conhecimentos acadêmicos. Por meio da apresentação de trabalhos científicos e pedagógicos, busca-se fortalecer a formação acadêmica e profissional dos(as) participantes, estimulando a produção e a disseminação de saberes nas áreas de educação musical e correlatas, alinhando-se ao ODS 4 - Educação de Qualidade.
Além disso, as bancas promovem a integração entre professores(as), estudantes e pesquisadores(as), favorecendo a partilha de experiências e o crescimento interdisciplinar, contribuindo para a redução das desigualdades (ODS 10) ao ampliar o acesso ao ensino e à pesquisa. Essa ação também destaca o papel das parcerias institucionais, envolvendo pesquisadores(as) de diversas áreas, fortalecendo redes de colaboração e promovendo o engajamento coletivo em iniciativas de desenvolvimento acadêmico e cultural, em alinhamento ao ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação.
Os benefícios incluem a ampliação do impacto social e acadêmico das atividades de pesquisa, a criação de um espaço acessível para o debate de ideias e o incentivo à participação ativa da comunidade acadêmica em práticas inovadoras, garantindo a formação de profissionais qualificados(as) e engajados(as) com os desafios contemporâneos.
Informações sobre como participar seguem abaixo:
Datas: 4, 11, 16, 17, 18, 21, 23, 24, 25 e 28/7/2025
Local: online pelo Google Meet (é necessário se inscrever para receber o link da sala por e-mail)
Público-alvo:
- Estudantes de Graduação e Pós-Graduação, especialmente aqueles(as) vinculados(as) às áreas de Educação Musical, Pedagogia, ou outras áreas afins;
- Professores(as) e pesquisadores(as) das instituições envolvidas ou de outras instituições interessadas em discutir e acompanhar as temáticas apresentadas nas bancas;
- Profissionais da Educação interessados(as) em ampliar seus conhecimentos e trocar experiências sobre os temas abordados;
- Comunidade Acadêmica em geral, incluindo gestores(as) educacionais, técnicos, e demais indivíduos interessados em práticas pedagógicas e educacionais inovadoras.
- Público externo que valorize o desenvolvimento acadêmico e cultural, promovendo a extensão das discussões para além do espaço acadêmico formal.
Inscrições:
- Prazo: até 4 de julho
- Formulário: preencha o formulário disponível no link
- Valor: gratuito
Carga horária: 40 horas.
Certificação: sim. Deverá ser comprovada a participação em 9 bancas no mínimo.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) atendidos: 4. Educação de qualidade; 10. Redução das desigualdades; 17. Parcerias e meios de implementação.
Coordenação: profa. Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel (Uergs)
Contato: cristina-wolffenbuttel@uergs.edu.br
Programação:
BANCAS DA GRADUAÇÃO
4/7, 10h - Título do TCC: O Folclore no Ensino de Música: uma pesquisa bibliográfica
Autoria: Alessandra de Mello
Banca: Prof. Paulo Fernando de Brito Bergmann (Uergs), Prof. Me. Rodrigo Endres Kochenborger (FUNDARTE), Prof.ª Dr.ª Cristina Rolim Wolffenbüttel (Uergs)
11/7, 9h30 - Título: Gêneros Musicais do Rio Grande do Sul no ensino de música escolar: uma proposta músico-pedagógica
Autoria: Willian Simões Dahmer
Banca: Prof. Me. Daltro Keenan Júnior (Uergs), Prof. Dr. Júlio César Pires Pereira (Uergs), Prof.ª Dr.ª Cristina Rolim Wolffenbüttel (Uergs)
11/7, 18h - Título: Pagode de Viola e Aprendizagem Autodidata: a educação musical contemporânea e o impacto dos recursos on-line
Autoria: Cleiton Erlei Sperb
Banca: Prof. Dr. Júlio César Pires Pereira (Uergs), Prof. Me. Rodrigo Endres Kochenborger (FUNDARTE), Prof.ª Dr.ª Cristina Rolim Wolffenbüttel (Uergs)
11/7, 20h - Título: Composição Musical na Educação Infantil: uma análise da produção acadêmica brasileira
Autoria: Márcio Roberto Ritter Carvalho
Banca: Prof.ª Ma. Giedre Oliveira Nascimento (PPGED/Uergs), Prof.ª Ma. Lilian Querlen Leão da Silva (PPGED/Uergs), Prof.ª Dr.ª Cristina Rolim Wolffenbüttel (Uergs)
16/7, 18h - Título: Vivências e Percepções de Licenciandos em Música: uma pesquisa sobre composição, apreciação e performance
Autoria: Cristine Finkler
Banca: Prof. Paulo Fernando de Brito Bergmann (Uergs), Prof.ª Ma. Fabiane Araujo Chaves (PPGED/Uergs), Prof.ª Dr.ª Cristina Rolim Wolffenbüttel (Uergs)
17/7, 19h - Título: Aprendizagem em Cursos de Licenciatura em Música: o que pensam os estudantes sobre seus conhecimentos sobre teoria e percepção musical
Autoria: Érica Stefany Pimenta Figueira
Banca: Prof. Paulo Fernando de Brito Bergmann (Uergs), Prof.ª Ma. Graziela da Rosa Silva Felicio (PPGED/Uergs), Prof.ª Dr.ª Cristina Rolim Wolffenbüttel (Uergs)
BANCAS DO PPGED UERGS: QUALIFICAÇÃO DE PROJETO DE DOUTORADO
18/7, 9h - Título do Projeto de Tese: A Eficácia Pedagógica de Professores(as) de Música: Um estudo sobre as práticas músico-pedagógicas e a motivação musical escolar
Autoria: Daniele Isabel Ertel
Banca: Prof.ª Dr.ª Teresa Mateiro (PPGMUS/UDESC), Prof.ª Dr.ª Rochele da Silva Santaiana (PPGED/Uergs), Prof.ª Dr.ª Veronice Camargo da Silva (PPGED/Uergs).
BANCAS DO PPGED UERGS: APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO
18/7, 17h - Título da Dissertação: Leitura literária na sala de aula: uma investigação com alunos do ensino fundamental de uma escola de Capão da Canoa/RS
Autoria: Franciele Marques Flach
Banca: Prof.ª Dr.ª Marília Forgearini Nunes (PPGEDU/UFRGS), Prof.ª Dr.ª Renata Sperrhake (PPGEDU/UFRGS), Prof.ª Dr.ª Denise Madeira de Castro e Silva (PPGED/Uergs).
21/7, 18h - Título da Dissertação: Folclore e transdisciplinaridade: uma pesquisa sobre as possibilidades na escola
Autoria: Andrea Simoni Rech
Banca: Prof. Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus (UFPel), Prof.ª Dr.ª Maria Cecília de Araújo Rodrigues Torres (EMCO/UFRGS), Prof.ª Dr.ª Sandra Monteiro Lemos (PPGED/Uergs).
23/7, 17h - Título do Projeto de Dissertação: A música nas escolas da rede municipal de ensino de Três Cachoeiras/RS: uma pesquisa documental
Autoria: Giedre Oliveira Nascimento
Banca: Prof.ª Dr.ª Sílvia Nunes Ramos (PPGED/Uergs), Prof.ª Dr.ª Sandra Monteiro Lemos (PPGED/Uergs), Prof.ª Dr.ª Vania Malaguti Loth (PMU/UEM).
24/7, 17h - Título da Dissertação: Atividades musicais nas escolas infantis: uma pesquisa documental na rede municipal de ensino de Tramandaí/RS
Autoria: Lilian Querlen Leão da Silva
Banca: Prof. Dr. Altino José Martins Filho (PPGE/UDESC), Prof.ª Dr.ª Maria Cecília de Araújo Rodrigues Torres (EMCO/UFRGS), Prof.ª Dr.ª Denise Madeira de Castro e Silva (PPGED/Uergs).
25/7, 17h - Título da Dissertação: Saberes musicológicos e pedagógicos: uma pesquisa sobre a formação inicial de professores de música
Autoria: Rodrigo Endres Kochenborger
Banca: Prof.ª Dr.ª Regina Antunes Teixeira dos Santos (PPGMUS/UFRGS), Prof.ª Dr.ª Rochele da Silva Santaiana (PPGED/Uergs), Prof.ª Dr.ª Viviane Maciel Machado Maurente (PPGED/Uergs).
BANCAS DO PPGED UERGS: QUALIFICAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO
28/7, 18h - Título do Projeto de Dissertação: Atuação de educadores na educação infantil: um estudo sobre suas ações envolvendo o folclore e a leitura literária
Autoria: Marinéia Nunes de Borba Martins
Banca: Prof. Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus (UFPel), Prof.ª Dr.ª Rochele da Silva Santaiana (PPGED/Uergs), Prof.ª Dr.ª Veronice Camargo da Silva (PPGED/Uergs).