Mestrado em Educação lança coletânea de artigos sobre a educação na contemporaneidade

A imagem apresenta a campa do livro, que consiste em uma turbina eólica com palavras a rodeando.
O livro é composto por 26 artigos que foram elaborados por docentes de diversas universidades.

O Programa de Pós-graduação em Educação da Uergs lançou o livro “Itinerários da Pesquisa em Educação: Diferentes Olhares.” A publicação é composta por 26 artigos desenvolvidos a partir de pesquisas e estudos de docentes de diferentes universidades que refletem sobre temas como práticas pedagógicas, políticas públicas, educação musical, dentre outros assuntos. O livro foi organizado pelas professoras da Uergs Helena Sardagna, Maria Cristina Schefer e Sandra Lemos

Para a publicação, as professoras selecionaram alguns dos trabalhos debatidos no 3º Seminário Internacional do Mestrado profissional em Educação: itinerários da pesquisa em educação, que foi realizado em setembro de 2019. O livro traz o resultados das discussões que fizeram parte das conferências, palestras e trabalhos apresentados no evento. São pautas ligadas à ciência, aos saberes das comunidades, às tecnologias e práticas de inovação, tendo como foco a Educação Básica.

No texto de apresentação do livro as professoras comentam que é preciso novas ferramentas e argumentos para se pensar as práticas pedagógicas na atualidade, pois apenas considerar que “a escola e a educação estão em crise” não é o suficiente para entender a cultura escolar contemporânea. Elas falam ainda que novos discursos estão surgindo das lutas sociais, “para dar conta de situações não resolvidas”, e isso reflete no desenvolvimento dos sujeitos, da escola e da educação como um todo.

É possível acessar a versão virtual do livro gratuitamente. Para os interessados em adquirir a versão física da publicação, a pré-venda já está disponível no site da editora.

Arquivos anexos