Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Nota de falecimento de Andréa Lopes da Silva

Publicação:

Fotografia em preto e branco de uma mulher sorrindo. Ela tem pele clara, cabelo bem curto e grisalho, com fios ondulados. Usa um colar com pequenos pingentes e uma blusa escura de alças. Ao fundo, há uma calçada de pedras ladeada por plantas e árvores, com luz solar filtrada por entre a vegetação.
Andréa Lopes da Silva.

A Uergs comunica com profundo pesar o falecimento da funcionária Andréa Lopes da Silva, ocorrido no dia 3 de agosto de 2025, aos 54 anos, em razão de um câncer. Andréa atuava na Uergs em Porto Alegre desde 2018 como técnica em laboratório. 

O velório teve início às 10h desta segunda-feira (4/8) no Cemitério Parque Jardim da Paz, na capela L. A cerimônia de encerramento acontecerá às 14h.

O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, decretou luto oficial de três dias na Universidade. 

A Uergs manifesta solidariedade aos(às) familiares, amigos(as) e colegas, desejando conforto neste momento de dor. 

Confira os depoimentos de colegas de Andréa:

Duas mulheres estão em pé, lado a lado, em um corredor com parede revestida de azulejos brancos e uma faixa verde na parte superior. Ambas usam máscara facial. A mulher à esquerda tem pele clara, cabelos castanhos e lisos, veste casaco preto e calça jeans. A mulher à direita também tem pele clara, cabelos curtos e cacheados, grisalhos, veste camiseta preta, colete sem mangas preto, calça clara e relógio no pulso esquerdo. Ela carrega um chaveiro pendurado em um cordão verde no pescoço e tem uma tatuagem visível no braço. As duas sorriem com os olhos e estão próximas uma da outra. A luz do sol entra pela lateral, iluminando parcialmente a cena.
Mariele e Andréa.

“Ela estava lutando com muita vontade de viver. Ficam as boas lembranças da risada alegre, da mulher batalhadora. Entramos juntas na Uergs, compartilhamos a mesma função. Mais do que colega, foste uma amiga querida. Nunca vou esquecer da tua acolhida quando abriu as portas da tua casa para mim, do teu jeito mãezona de ser, sempre lutando por ti e por nós. Te admiro pra sempre. Que descanse em paz, colega e amiga querida.” Mariele Mazuim.

Duas mulheres estão lado a lado, sorrindo por trás das máscaras. A mulher à esquerda tem pele clara, cabelos longos, lisos e escuros. Ela veste uma camiseta rosa do time Grêmio e calça jeans. A mulher à direita também tem pele clara, cabelos grisalhos presos, e usa uma máscara rosa clara. Veste uma camiseta polo cinza com o logotipo da Uergs no lado esquerdo do peito. Ambas estão em um ambiente interno, com fundo neutro e iluminação suave.
Victória e Andréa.

“A Dea era mais que uma colega, era uma grande amiga. Para os seus, ela era uma mãezona, defensora, leal e muito, muito engraçada. Uma mulher que batalhou a vida inteira, que sempre foi pelo justo e que lutou até seu último dia. Que agora tu possa descansar em paz. Sentiremos tua falta. Com carinho, Vic.” Victória Zagna.

Duas mulheres estão concentradas em atividades com microscópios em uma sala de aula. À esquerda, uma delas usa jaleco branco e calça preta, com cabelos presos em um coque. Ela está inclinada sobre um microscópio, observando uma amostra. À direita, a outra mulher, de cabelos curtos e grisalhos, veste camiseta verde e calça escura. Ela também está curvada, olhando por outro microscópio. Sobre a mesa clara há materiais de laboratório, papéis, um jaleco e um par de óculos com armação vermelha. O ambiente tem parede de tijolos à vista e mesas escolares com cadeiras vermelhas.
Arethuza e Andréa.

"É difícil encontrar palavras para descrever o que estou sentindo agora... A vida me deu a oportunidade de conhecer essa pessoa maravilhosa. Em 2018, entramos juntas na Uergs e a convivência nos tornou muito mais que colegas. Sou muito grata por ter tido o privilégio da convivência diária e da amizade da Andréa, uma pessoa comprometida, alegre, amiga verdadeira e muito engraçada!!! Sua partida deixa um vazio enorme, mas por ter acompanhado de perto tudo que ela passou, entendo que o descanso era necessário. Vou lembrar dos momentos que vivemos juntas com muito carinho!!!" Arethuza Dornelles.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul