Docentes da Uergs são contemplados com Bolsa de Produtividade do CNPq
As bolsas são concedidas a pesquisadores(as) que desenvolvem estudos considerados de excelência.
Publicação:

A Uergs tem uma docente e um docente entre os(as) pesquisadores(as) contemplados(as) na chamada de Bolsas de Produtividade 2024 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os resultados foram divulgados no dia 24 de julho.
A Chamada das Bolsas de Produtividade do CNPq é uma das mais tradicionais políticas públicas de fomento à ciência, tecnologia e inovação do país. O incentivo financeiro é uma forma de reconhecer e apoiar pesquisadores(as) brasileiros(as) que se destacam pela produção científica e tecnológica de alta qualidade, para estimular a expansão de pesquisas consideradas de excelência.
Na edição cujo resultado final foi divulgado recentemente, estão sendo concedidas bolsas à professora Bárbara Clasen, coordenadora de Pesquisa da Uergs, e ao professor Voltaire Sant’Anna, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Unidade em Encantado.
Voltaire desenvolve uma pesquisa sobre a produção inédita no Brasil de um suco de uva chamado de verjuice (termo em inglês). Esta é a primeira vez que o pesquisador é contemplado com a Bolsa de Produtividade.
Já Bárbara foi contemplada pela primeira vez na Chamada realizada em 2021 e agora teve a Bolsa renovada. Ela desenvolve uma pesquisa sobre biomonitoramento de contaminantes no Rio Uruguai.
Além de Bárbara e Voltaire, a professora Cristina Wolffenbuttel, que atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Uergs, foi contemplada pela Bolsa de Produtividade na Chamada de 2023.
As bolsas, no valor de cerca de R$ 2mil, têm duração de 36 meses.
“Parabenizamos os professores Voltaire Sant’Anna e Bárbara Clasen pela conquista na chamada de Bolsas de Produtividade do CNPq. Esse reconhecimento é resultado do empenho e da excelência do trabalho que ambos desenvolvem na Uergs e reforça o potencial da nossa comunidade acadêmica para contribuir com a ciência e a inovação no país. É uma conquista que nos enche de orgulho e fortalece o compromisso da Universidade com a pesquisa de qualidade e com a formação de novos pesquisadores.”, celebra a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Lilian Hickert.
Mais notícias
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.
- Quatro pessoas jovens conversam e olham um livro em uma biblioteca.
- Foto de um notebook aberto sobre uma superfície cinza, exibindo uma videoconferência na tela. A tela está dividida em duas partes principais: do lado esquerdo, um documento de texto (provavelmente uma ata ou pauta de reunião) está aberto no Microsoft Word, com destaque para um trecho de deliberação. Do lado direito, várias janelas de vídeo mostram participantes da reunião online. Algumas câmeras estão ligadas, exibindo rostos de pessoas em ambientes internos, e outras estão desligadas, mostrando apenas nomes ou iniciais. A interface da plataforma usada é o Google Meet. A iluminação geral da cena é neutra e o fundo é liso, em tom cinza-claro.
- Em um ginásio lotado, um grupo de aproximadamente 15 jovens está em primeiro plano, posando para a foto e segurando uma bandeira branca com o logotipo da Uergs — Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Atrás deles, uma multidão vibra, agita bandeiras e faixas de diferentes cores e movimentos sociais. Algumas faixas ao fundo trazem mensagens. A cena é vibrante, com cores fortes, bandeiras agitadas e um ambiente de participação coletiva e engajamento político.