Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Docentes da Uergs são contemplados com Bolsa de Produtividade do CNPq

As bolsas são concedidas a pesquisadores(as) que desenvolvem estudos considerados de excelência.

Publicação:

Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado.

À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada.

À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
Voltaire Sant'Anna (esquerda) foi contemplado pela primeira vez e Bárbara Clasen (direita) teve a bolsa renovada.

A Uergs tem uma docente e um docente entre os(as) pesquisadores(as) contemplados(as) na chamada de Bolsas de Produtividade 2024 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os resultados foram divulgados no dia 24 de julho.

A Chamada das Bolsas de Produtividade do CNPq é uma das mais tradicionais políticas públicas de fomento à ciência, tecnologia e inovação do país. O incentivo financeiro é uma forma de reconhecer e apoiar pesquisadores(as) brasileiros(as) que se destacam pela produção científica e tecnológica de alta qualidade, para estimular a expansão de pesquisas consideradas de excelência.

Na edição cujo resultado final foi divulgado recentemente, estão sendo concedidas bolsas à professora Bárbara Clasen, coordenadora de Pesquisa da Uergs, e ao professor Voltaire Sant’Anna, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Unidade em Encantado.

Voltaire desenvolve uma pesquisa sobre a produção inédita no Brasil de um suco de uva chamado de verjuice (termo em inglês). Esta é a primeira vez que o pesquisador é contemplado com a Bolsa de Produtividade.

Já Bárbara foi contemplada pela primeira vez na Chamada realizada em 2021 e agora teve a Bolsa renovada. Ela desenvolve uma pesquisa sobre biomonitoramento de contaminantes no Rio Uruguai.

Além de Bárbara e Voltaire, a professora Cristina Wolffenbuttel, que atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Uergs, foi contemplada pela Bolsa de Produtividade na Chamada de 2023.

As bolsas, no valor de cerca de R$ 2mil,  têm duração de 36 meses.

“Parabenizamos os professores Voltaire Sant’Anna e Bárbara Clasen pela conquista na chamada de Bolsas de Produtividade do CNPq. Esse reconhecimento é resultado do empenho e da excelência do trabalho que ambos desenvolvem na Uergs e reforça o potencial da nossa comunidade acadêmica para contribuir com a ciência e a inovação no país. É uma conquista que nos enche de orgulho e fortalece o compromisso da Universidade com a pesquisa de qualidade e com a formação de novos pesquisadores.”, celebra a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Lilian Hickert.

 

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul