Pibid lança livros com artigos sobre as experiências de Iniciação à Docência
Publicação:

O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Uergs lançou dois livros durante um evento que reuniu estudantes de licenciatura de todo o estado e que congrega o Seminário Institucional anual do Pibid e o segundo encontro das Licenciaturas da Região Sul, e que ocorreu de 13 a 15 de dezembro, na Unisinos. Além dos anais do 6º Seminário Institucional de Iniciação à Docência, foi lançado o livro “Os impactos do Pibid na Iniciação à Docência da Uergs”.
O livro que reúne artigos que abordam questões relacionadas à inserção do Pibid na Iniciação à Docência e seus impactos foi organizado pelos professores Sandra Lemos e Gilmar de Azevedo. Os textos foram escritos por bolsistas do Programa desenvolvido na Uergs desde 2011. “Os textos apresentam e descrevem o modo como os participantes do programa – bolsistas de iniciação à docência, coordenadores de área, supervisores e gestores do programa vêm atuando e construindo suas reflexões sobre identidade e formação docente nos Cursos de Licenciatura, na Uergs”, diz a pró-reitora de Ensino da Uergs, Gabriela Dias, na apresentação da obra.
O 6º Seminários Institucional do Pibid ocorreu em setembro, na Unidade da Uergs em Alegrete, com o tema “Avaliação e Processos Inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid/Uergs”. Além das apresentações orais de 120 trabalhos, a programação incluiu oficinas, conferências, relatos de experiências, painéis e atrações culturais. Os anais reúnem artigos sobre o trabalho desenvolvido pelos bolsistas de Iniciação à Docência, professores supervisores e coordenadores que atuam no Programa.
Livro - Os Impactos do Pibid na Iniciação à Docência na Uergs (.pdf 2,03 MBytes)
Conteúdos relacionados
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs