Política de Comunicação será o tema da Aula Inaugural da Uergs

Wilson Bueno
Aula Inaugural será ministrada pelo professor Wilson da Costa Bueno.

>>Clique e assista ao vivo à Aula Inaugural da Uergs: Construindo uma Política de Comunicação para a Universidade

A Aula Inaugural do Ano Letivo de 2018 da Uergs terá como tema a construção da Política de Comunicação da Universidade e será ministrada pelo professor Wilson Bueno, consultor contratado para orientar o processo de elaboração do documento. O evento ocorrerá no auditório da Fundação de Economia e Estatística (FEE), no dia 20 de março, às 14h.

A Política de Comunicação é um documento que reúne as diretrizes para o planejamento e execução de estratégias e ações de comunicação, e orienta o relacionamento da organização com seus diversos públicos internos e externo. A elaboração desse documento é uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional 2017/2021 e está sendo coordenada por uma comissão designada pela reitora. Ao longo do processo, os textos serão submetidos à consulta da comunidade acadêmica para posterior aprovação pelo Consun.

Na Aula Inaugural, Bueno falará sobre a importância da Política de Comunicação da Uergs e da participação de todos no processo de elaboração do documento, além de explicar como se dará o processo de construção.

Wilson da Costa Bueno

Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), jornalista, tem mestrado e doutorado em Comunicação (USP) e especialização em Comunicação Rural. As áreas principais de atuação são: Comunicação Empresaria/Organizacional e Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico, Ambiental, em Saúde e em Agribusiness). Já orientou mais de uma centena de dissertações e teses em Comunicação e é o líder do grupo de pesquisa Criticom-Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica. Tem mais de uma dezena de livros, e-books publicados e organizados, além de dezenas de capítulos em livros da área e artigos em revistas científicas do país e do exterior. Atua como consultor nas áreas de Jornalismo Especializado e Comunicação Organizacional, tendo prestado consultoria para elaboração de Política de Comunicação para a Embrapa, de inúmeros Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, para o Parque Tecnológico associado à Universidade Federal de Juiz de Fora, para a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), para a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), dentre outras instituicões. Editor de portais temáticos em Comunicação e Jornalismo Especializado e integra o corpo editorial de publicações acadêmico-científicos da área de Comunicação. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa e da Mojoara Editorial. (Texto informado pelo autor em seu Currículo Lattes)

Livros publicados e organizados: Comunicação Empresarial: alinhando teoria e prática (2014); Estratégias de comunicação nas mídias sociais (2015); Comunicação Empresarial: da Rádio Peão às mídias sociais (2014); Comunicação Empresarial: planejamento e gestão (2011); Comunicação Empresarial: leituras contemporâneas (2011); Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégia (2009) Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica (2007); Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente: teoria e pesquisa (2007); Comunicação Empresarial: um olhar plural (2007); Comunicação Empresarial: teoria e Pesquisa (2003), A Comunicação na era da qualidade (1995); Comunicação para a saúde: uma experiência brasileira (1996).

Tem dezenas de artigos publicados em revistas acadêmicas e capítulos de livros em coletâneas.