Seminário em São Luiz Gonzaga discutiu a Pedagogia da Problematização em Paulo Freire
Publicação:

Na segunda-feira (19), a Uergs em São Luiz Gonzaga promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semece), o I Seminário Estadual da Uergs: Exercitando a Pedagogia da Problematização em Paulo Freire. O evento, previsto na programação de comemoração de aniversário da cidade, propôs discutir sobre a educação e a possível contribuição do uso da pedagogia freireana nas escolas do município.
A abertura do Seminário foi realizada pela coordenadora do evento, Percila de Almeida, e contou com a palestra do professor Jorge Antônio Sitó, que falou sobre o legado de Paulo Freire, considerando que o autor foi um educador fundamental para provocar a sociedade como um todo e problematizar suas práticas e ações.
Freire acreditava que a alfabetização não se tratava de um simples processo de ensinar leitura e escrita. Para ele, o ensino teria de ser acompanhado do processo de conhecimento e construção de práticas sociais. Além disso, o conhecimento científico deveria respeitar e considerar a experiência prévia dos estudantes.
Estiveram presentes, representando a Semece, a coordenadora administrativa, Tatiane Fin Fies; a 32ª coordenadora regional de educação, Alice Weber Chagas; o diretor da Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, João Ilário Batista Chagas; e o chefe de unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga, Sebastião Braz Martins Neto; além de professores do município, estudantes do curso de Pedagogia da Unidade e o público em geral.
Mais notícias
- Ana Carolina Tramontina
- Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Da esquerda para a direita: A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado. O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa. A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto. A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto. A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente. A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado. O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.
- A foto mostra uma sala de aula ampla e bem iluminada, com piso de madeira e paredes de tijolos pintados de verde claro. Cerca de 60 pessoas participam de uma roda de conversa, dispostas em cadeiras escolares com mesas acopladas, organizadas em formato circular e semicircular. A maioria das cadeiras é verde água. No centro da sala, duas mulheres de camiseta branca falam para o grupo. Uma está em pé, próximo ao quadro branco, e outra ao centro da roda, segurando um leque com a mesma identidade visual da camiseta. O público é diverso, com pessoas de diferentes faixas etárias, tons de pele, estilos e gêneros. Algumas estão atentas às falas, outras leem folhetos ou observam ao redor. Quase todas carregam o leque colorido da campanha sobre igualdade. Ao fundo, grandes janelas com vidros escuros ocupam a maior parte da parede lateral.
- Imagem desfocada com tonalidade esverdeada, mostrando uma mão humana segurando uma lupa em frente a uma tela de notebook. A lupa está centralizada e ampliando parte da tela, embora o conteúdo da tela também esteja desfocado. O notebook está aberto, sobre uma superfície de madeira clara, e exibe o que parece ser uma página da internet com várias imagens ou miniaturas organizadas em colunas. A mão que segura a lupa vem da lateral esquerda da imagem. A cena sugere o ato de investigar ou observar algo com atenção.