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Seminário em São Luiz Gonzaga discutiu a Pedagogia da Problematização em Paulo Freire

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Diversas pessoas sentadas em círculo e outras atrás de uma mesa acompanham exposição sobre o curso.
Curso propõe uma formação continuada dos professores de escolas municipais da região

Na segunda-feira (19), a Uergs em São Luiz Gonzaga promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semece), o I Seminário Estadual da Uergs: Exercitando a Pedagogia da Problematização em Paulo Freire. O evento, previsto na programação de comemoração de aniversário da cidade, propôs discutir sobre a educação e a possível contribuição do uso da pedagogia freireana nas escolas do município.

A abertura do Seminário foi realizada pela coordenadora do evento, Percila de Almeida, e contou com a palestra do professor Jorge Antônio Sitó, que falou sobre o legado de Paulo Freire, considerando que o autor foi um educador fundamental para provocar a sociedade como um todo e problematizar suas práticas e ações.

Freire acreditava que a alfabetização não se tratava de um simples processo de ensinar leitura e escrita. Para ele, o ensino teria de ser acompanhado do processo de conhecimento e construção de práticas sociais. Além disso, o conhecimento científico deveria respeitar e considerar a experiência prévia dos estudantes.

Estiveram presentes, representando a Semece, a coordenadora administrativa, Tatiane Fin Fies; a 32ª coordenadora regional de educação, Alice Weber Chagas; o diretor da Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, João Ilário Batista Chagas; e o chefe de unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga, Sebastião Braz Martins Neto; além de professores do município, estudantes do curso de Pedagogia da Unidade e o público em geral.

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