Uergs participa de Oficina de Sistema Brasileiro de monitoramento e avaliação de Educação Ambiental
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A professora Daniela Limberger representou a Uergs na etapa sul da Oficina de Formação e Elaboração Participativa de Indicadores, evento que integra o Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Projetos de Educação Ambiental (MonitoraEA). A Oficina foi realizada de 26 a 28 de novembro na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí, Santa Catarina.
O MonitoraEA é concebido, desenvolvido, planejado e operado pela Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea). As oficinas realizadas no âmbito do Programa têm o objetivo de subsidiar a construção de dimensões e indicadores de monitoramento e avaliação em risco climático, capacidade adaptativa e gestão da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea). No Rio Grande do Sul, a secretaria executiva da Ciea está na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Uergs integra a Comissão representada por Daniela desde 2017.
De acordo com a docente, a participação da Uergs na Ciea/RS é fundamental devido ao papel estratégico que a Instituição desempenha na promoção da Educação Ambiental e no desenvolvimento sustentável no estado. Daniela ressalta que, como instituição acadêmica na Comissão, a Uergs apresenta as perspectivas técnica e científica com base nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
“Formamos profissionais com consciência ambiental e conhecimento técnico para atuar em áreas como Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Educação. Como instituição pública, a Uergs assegura que as demandas regionais e locais sejam ouvidas e levadas em consideração na formulação de políticas e diretrizes da Educação Ambiental, promovendo equidade no acesso e na participação, e contribuindo para a formulação de políticas públicas mais efetivas. A Universidade atua como parceira estratégica na implementação do Plano Estadual de Educação Ambiental (PlanEA), contribuindo para alcançar metas globais de sustentabilidade, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, pontua a docente.
Etapa Sul das oficinas
O evento realizado em Itajaí (Sul) encerrou o ciclo de oficinas que também ocorreram em outras regiões do Brasil, nas cidades de Belo Horizonte (Sudeste), Campo Grande (Centro-Oeste), Aracaju (Nordeste) e Belém (Norte). “A etapa final da Oficina na Região Sul foi especialmente significativa, consolidando as contribuições dos estados anteriores e destacando os desafios enfrentados recentemente pela Região, como enchentes e questões climáticas”, destaca a professora da Uergs.
A Oficina da Etapa Sul contou com a participação do diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino, e do secretário de Estado do Meio Ambiente de Santa Catarina, Guilherme Dallacosta.
De acordo com Daniela, as discussões focaram na construção de indicadores de Educação Ambiental, refletindo sobre políticas preventivas e educativas essenciais para a adaptação e a resiliência climática, com atenção especial às populações mais vulneráveis. “Além disso, o encontro fortaleceu redes locais e regionais, promovendo a integração entre diferentes setores e criando estratégias contextualizadas para mitigar os impactos das mudanças climáticas. Ao reunir as experiências e saberes acumulados em todas as etapas, a Oficina reforçou o papel da Educação Ambiental como ferramenta essencial para enfrentar crises climáticas e promoveu uma agenda de ações concretas para avançar na sustentabilidade e no enfrentamento de desafios ambientais”, avalia Daniela.
Próximos passos
Após a finalização de todas as oficinas, os indicadores nacionais de Educação Ambiental serão compilados por pesquisadores(as) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea). Esses dados consolidados embasarão as novas discussões e o desenvolvimento de políticas públicas para a área ambiental.
No Rio Grande do Sul, uma parceria entre a Uergs, a Sema e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) promoverá cursos de capacitação com o objetivo de ampliar o conhecimento e a atuação de quem tem interesse na Educação Ambiental.
“A Uergs terá um papel ativo na elaboração do tão aguardado Plano Estadual de Educação Ambiental, que há tempos se faz necessário no estado. Com sua expertise acadêmica e prática, a Universidade será uma força motriz para consolidar diretrizes e ações que fortaleçam a Educação Ambiental no Rio Grande do Sul, trazendo a urgência de avanços nessa área estratégica para atender às demandas sociais, ambientais e climáticas da região”, projeta Daniela.
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- Ana Carolina Tramontina
- Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Da esquerda para a direita: A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado. O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa. A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto. A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto. A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente. A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado. O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.
- A foto mostra uma sala de aula ampla e bem iluminada, com piso de madeira e paredes de tijolos pintados de verde claro. Cerca de 60 pessoas participam de uma roda de conversa, dispostas em cadeiras escolares com mesas acopladas, organizadas em formato circular e semicircular. A maioria das cadeiras é verde água. No centro da sala, duas mulheres de camiseta branca falam para o grupo. Uma está em pé, próximo ao quadro branco, e outra ao centro da roda, segurando um leque com a mesma identidade visual da camiseta. O público é diverso, com pessoas de diferentes faixas etárias, tons de pele, estilos e gêneros. Algumas estão atentas às falas, outras leem folhetos ou observam ao redor. Quase todas carregam o leque colorido da campanha sobre igualdade. Ao fundo, grandes janelas com vidros escuros ocupam a maior parte da parede lateral.
- Imagem desfocada com tonalidade esverdeada, mostrando uma mão humana segurando uma lupa em frente a uma tela de notebook. A lupa está centralizada e ampliando parte da tela, embora o conteúdo da tela também esteja desfocado. O notebook está aberto, sobre uma superfície de madeira clara, e exibe o que parece ser uma página da internet com várias imagens ou miniaturas organizadas em colunas. A mão que segura a lupa vem da lateral esquerda da imagem. A cena sugere o ato de investigar ou observar algo com atenção.