Ação desenvolvida por professora da Uergs busca fortalecer laços familiares através de práticas músicas

Professora Cristina Wolffenbüttel segura uma flauta doce, e toca a canção Greensleeves, de Mozart, no vídeo de apresentação do Projeto. Está em uma sala branca, onde, na pare ao fundo, há um quadro com a imagem de uma planta.
Professora Cristina Wolffenbüttel toca a canção Greensleeves, no vídeo de apresentação do Projeto.

São muitas as preocupações que os órgãos de saúde têm tido com relação às consequências causadas pelo isolamento social. A falta de rotina e a necessidade de ficar em casa, para conter o avanço da pandemia, pode gerar efeitos psicológicos como estresse e ansiedade. Em razão disso, é recomendável buscar práticas que auxiliem a passar por este perído de maneira mais saudável. Umas das práticas possíveis para isso é o Projeto de extensão “Cantando, Tocando e Conversando: Práticas amorosas em família”, coordenado pela professora da Uergs em Montenegro Cristina Wolffenbüttel.

O projeto musical consiste em uma série de vídeos produzidos com a participação de estudantes do curso de Música da Uergs e disponibilizados no Youtube com temas relacionados à música e à literatura. São dicas de jogos que contribuem para o aprendizado musical, o ensino de cantigas, e dicas de leitura, que visam fomentar a interação e o fortalecimento de laços entre as pessoas interessadas.

Cristina explica que a ideia de construir o projeto veio de suas reflexões sobre o momento atual. Ela conta que estava em sua casa, pensando em seus alunos, e em como muitos poderiam ser afetados pelo distanciamento de suas famílias, durante a quarentena. Então, ao recordar-se de sua infância, onde sua família se reunia para compartilhar histórias e cantar juntos, decidiu criar um projeto que estimule esse tipo de troca entre as famílias. Convidou seus alunos para se integrarem à ação, e juntos estruturaram a ideia.

“A família é tudo o que temos. Não importa a configuração desta família, tampouco se é pequena ou grande. Família é tudo! Nesse sentido, fortalecer os laços de família, em qualquer que seja o momento histórico em que estamos, é importantíssimo para nossa saúde física e mental’, comenta Cristina.

No primeiro vídeo a professora explica o objetivo do projeto e convida os interessados a pensar a importância da música. Ao destacar a construção de relações afetivas, com uma flauta doce, Cristina finaliza o vídeo apresentando a canção Greensleeves, uma música do final da Idade Média.

Os vídeos são elaborados por cada discente e, depois de gravados, são compartilhados com os demais, para que cada um possa opinar sobre as produções. “Os roteiros foram criados pelos estudantes, deixando-os livres para criarem, a partir do objetivo básico do projeto: compartilhar momentos de amor com as famílias, a partir do que fazemos e amamos, ou seja, a música e a literatura”, explica a professora.

Inicialmente, o projeto seria desenvolvido até o mês de junho, porém, Cristina não descarta a ideia de seguir com a ação por mais tempo. Ela conta que o processo de realizar as produções pode ter, em muitos momentos, auxiliado os próprios estudantes a estarem bem psicologicamente, por ser um modo de estarem se ocupando.

“Foi, com certeza, um projeto que significou muito para mim. Aprendi muito. Acho que a paciência e a amorosidade foram regadas a cada conversa virtual com o pessoal. Posso dizer que, apesar de tanto sofrimento, a COVID-19 oportunizou-me uma aproximação inusitada de meus (minhas) alunos. Aprendi muito!”, finaliza a professora.

Para acompanhar os vídeos do projeto, acesse esse link.