Campus Central da Uergs em Porto Alegre é inaugurado
Publicação:

Com o tema O papel da Universidade para o desenvolvimento regional, o chefe do executivo falou sobre a importância estratégica da Uergs para o crescimento do Estado. “Com a decisão de colocar recursos, que nós praticamente não temos, na Universidade Estadual, nós estamos fazendo um processo de contratendência a uma hegemonia, porque nós necessitamos de um centro de inteligência regional, articulado com a nossa base produtiva, para fortalecê-la, qualificá-la, formar quadros técnicos, expertise para acumular inteligência e proporcionar o desenvolvimento regional”, argumentou.
O alto número de inscritos no processo de Ingresso de 2014, foi destacado pelo secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Cleber Prodanov. “O próprios estudantes estão avalizando a instituição com o expressivo número de inscrições no Sisu, 30 mil. Eles estão a procura de uma instituição que tenha um selo de qualidade. Educação é a energia mais preciosa da sociedade”.
O reitor da Uergs, Fernando Guaragna, destacou a presença dos alunos na Aula Magna, lembrando que eles são o principal objetivo de todos os esforços empenhados no sentido da promoção de uma infraestrutura educacional adequada. Ele lembrou, ainda, que sinergia entre Governo do Estado, Universidade e a CEEE foram as responsáveis para que pudesse ser comemorada a inauguração do Campus Central. “O momento de hoje poderá ser lembrado como o principal impacto positivo desde a criação da Uergs. Temos aqui um autêntico salto de qualidade na reestruturação de nossa Instituição. Vivemos hoje uma espécie de adolescência acadêmica, crescendo com vigor e responsabilidade. Este momento nos permite sonhar com uma vida adulta de doutorados e outras importantes realizações”, disse.
O governador fez uma homenagem ao reitor, que desde o início deste Governo, se empenhou, junto ao secretário Cleber Prodanov, pelo fortalecimento da Uergs. Tarso ressaltou que isto “coloca a Universidade nas bases de um Programa de Governo que já a apontava como instrumento fundamental do desenvolvimento”, ressaltou.
Antes de se dirigir ao público, Tarso Genro ouviu reivindicações dos acadêmicos, representados pela estudante de Administração Thatiane Carlo, que agradeceu pelo Campus, dizendo que a mudança havia incrementado nos estudantes a “vontade de estudar”.
Estrutura do Campus ampliou a oferta de cursos
Após a Aula, o governador visitou as instalações do Campus, que hoje abriga a estrutura administrativa e acadêmica da Unidade e a Biblioteca Central.
Para a instalação do Campus Central da Uergs em Porto Alegre, foi celebrada uma parceria com o Grupo Ceee, que permite o uso compartilhado entre as duas instituições, da área onde hoje funciona o Centro de Treinamento da Companhia. No local, a Uergs dispõe de cerca de 2,5mil m² de área construída. Uma equipe da Universidade trabalha no projeto de construção de mais três prédios, com recursos oriundos de emenda paramentar no valor de R$ 13 milhões.
Com a ampliação do espaço para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, a Unidade da Uergs em Porto Alegre aumentou a oferta de cursos e, neste semestre, passou a receber os ingressantes nas graduações em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia em Energia e Automação Industrial, somados aos acadêmicos dos tradicionais cursos de Administração. Na Capital, também são ministrados dois cursos de especialização: Teoria e Prática da Formação do Leitor e Gestão Pública, este último em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH).
Arquivos anexos
Mais notícias
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.
- Quatro pessoas jovens conversam e olham um livro em uma biblioteca.
- Foto de um notebook aberto sobre uma superfície cinza, exibindo uma videoconferência na tela. A tela está dividida em duas partes principais: do lado esquerdo, um documento de texto (provavelmente uma ata ou pauta de reunião) está aberto no Microsoft Word, com destaque para um trecho de deliberação. Do lado direito, várias janelas de vídeo mostram participantes da reunião online. Algumas câmeras estão ligadas, exibindo rostos de pessoas em ambientes internos, e outras estão desligadas, mostrando apenas nomes ou iniciais. A interface da plataforma usada é o Google Meet. A iluminação geral da cena é neutra e o fundo é liso, em tom cinza-claro.