Estudantes da Uergs tomam posse como representantes discentes no Consun
Camila, Eduardo e Luca estudam em unidades da Uergs em diferentes regiões do estado.
Publicação:

Três estudantes da Uergs foram empossados no Conselho Superior Universitário (Consun) na manhã desta quinta-feira (25/07). Eles assumiram as cadeiras reservadas aos(às) representantes do Corpo Discente no Conselho durante a 307ª Sessão Ordinária, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (25/07).
Tomaram posse a estudante Camila de Menezes, do curso de Agronomia da Uergs em São Luiz Gonzaga; o estudante Eduardo da Silva, do curso de Administração da Uergs em Tapes; e Luca Rodrigues, do curso de Administração da Uergs em Cachoeira do Sul. A posse foi dada pelo reitor da Uergs e presidente do Consun, Leonardo Beroldt.
Confira a transmissão da sessão do Consun que deu posse aos(às) novos(as) membros(as).
Processo Eleitoral
A escolha das representações estudantis ocorreu por meio de eleição direta. O edital foi publicado em maio por uma Comissão Eleitoral formada por 10 estudantes, seguindo as orientações previstas no Regimento Interno do Consun.
A campanha eleitoral ocorreu entre o final de maio e o início de junho e a votação ocorreu entre os dias 9 e 15 de junho, por meio de formulário eletrônico enviado pelo e-mail institucional dos(as) estudantes com matrícula regular nos cursos de graduação da Uergs.
“Todo o processo foi conduzido com base na legalidade, transparência e representatividade estudantil. Ao todo, foram 20 estudantes com inscrições homologadas, representando diferentes unidades e regiões da Uergs, conforme critérios estabelecidos no Edital. Esses candidatos participaram regularmente da campanha e do processo de votação, respeitando a exigência de diversidade regional prevista no regimento do Consun”, explica a estudante Rafaela Vilanova, integrante da Comissão Eleitoral.
Mais notícias
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.
- Quatro pessoas jovens conversam e olham um livro em uma biblioteca.
- Em um ginásio lotado, um grupo de aproximadamente 15 jovens está em primeiro plano, posando para a foto e segurando uma bandeira branca com o logotipo da Uergs — Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Atrás deles, uma multidão vibra, agita bandeiras e faixas de diferentes cores e movimentos sociais. Algumas faixas ao fundo trazem mensagens. A cena é vibrante, com cores fortes, bandeiras agitadas e um ambiente de participação coletiva e engajamento político.