Cruz Alta apresenta avanços da Unidade em evento de recepção aos acadêmicos
Publicação:

No dia 2 de março, a Unidade da Uergs em Cruz Alta preparou um evento de recepção e acolhida aos alunos, que contou com a presença dos estudantes que ingressaram este ano e dos alunos em curso de sua graduação em Pedagogia – Licenciatura e graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Também estavam presentes os vereadores Everlei Martins e Gustavo Bilibio, bem como a professora Aline Bilibio, coordenadora regional de Educação da 9ª. CRE, que expressaram em suas falas a parceria com a Uergs em sua Unidade de Cruz Alta, para a construção da nova sede e com eventos a serem realizados pelos cursos oferecidos pela Unidade. O vídeo com as mensagens de boas-vindas preparadas pela reitora da Uergs, pela vice-reitora e pela pró-reitora de Ensino, foram apresentadas aos professores e funcionários. De acordo com a professora da Unidde, Maria Clara Nery, isso demonstra que a Uergs, enquanto Universidade Estadual, atende ao seu compromisso educacional de investimento em ensino, pesquisa e extensão e de seu compromisso social de diálogos com a comunidade e desenvolvimento regional.
O diretor do Campus Regional III, Fabrício Soares, falou sobre o desenvolvimento da Unidade em Cruz Alta, com o número positivo de ingresso de alunos, bem como com a inclusão de dois novos Cursos de Especialização, nas áreas de Pedagogia – Gestão em Educação: Supervisão e Orientação, e Ciência e Tecnologia de Alimentos – Gestão e Controle de Qualidade de Alimentos. Também demonstrou que a Unidade em seu desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão, atinge a excelência, na medida em que em seu quadro de professores, num total de treze, possui oito doutores e cinco mestres, que desenvolvem atividades de ensino. Os docentes possuem projetos de pesquisa aprovados por instâncias internas da Uergs e externas, e de extensão, na construção de eventos como Seminários Estaduais, além de integrarem o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), de caráter nacional, com incentivo da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Salientou que a Uergs, em sua Unidade de Cruz Alta, possibilita aos alunos bolsas de monitoria, de prodiscência, de pesquisa, de extensão e Pibid, que favorecem aos alunos a obtenção de recursos para seus próprios estudos e aperfeiçoamento profissional.
“No contexto da educação brasileira a Uergs, especialmente em sua Unidade de Cruz Alta, cumpre com seu papel social de integração com a comunidade, pois sendo uma universidade estadual, dividida em sete regiões, expande qualidade de ensino na preparação dos futuros profissionais de seus cursos de graduação, que atuarão em suas regiões, gerando desenvolvimento em todas as instâncias do saber científico, bem como com seus cursos de Pós-Graduação”, conclui.
Texto: professora Maria Clara Nery
Edição: Assessoria de Comunicação da Uergs
Mais notícias
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.
- Quatro pessoas jovens conversam e olham um livro em uma biblioteca.
- Foto de um notebook aberto sobre uma superfície cinza, exibindo uma videoconferência na tela. A tela está dividida em duas partes principais: do lado esquerdo, um documento de texto (provavelmente uma ata ou pauta de reunião) está aberto no Microsoft Word, com destaque para um trecho de deliberação. Do lado direito, várias janelas de vídeo mostram participantes da reunião online. Algumas câmeras estão ligadas, exibindo rostos de pessoas em ambientes internos, e outras estão desligadas, mostrando apenas nomes ou iniciais. A interface da plataforma usada é o Google Meet. A iluminação geral da cena é neutra e o fundo é liso, em tom cinza-claro.