Curso de Automação Industrial da Uergs obtém conceito máximo em avaliação do Inep e continua entre os melhores do país
Publicação:

Pela segunda vez consecutiva, o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial da Uergs obteve conceito máximo, numa escala de um a cinco, na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC, cujos dados foram divulgados na sexta-feira (18).
O CPC inclui a avaliação do corpo docente, infraestrutura da instituição, organização didático-pedagógica e o desempenho dos estudantes, medido pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O curso de Automação foi avaliado pelo Enade em 2011 – quando foi o único a obter conceito máximo – e em 2014, ficando entre os três que atingiram conceito cinco, de um total de 78 cursos avaliados em todo o Brasil.
O MEC também divulgou dados do Índice Geral de Cursos (IGC), composto pela média ponderada do CPC. A Uergs se mantém com conceito quatro no indicador que mede a qualidade dos cursos de graduação do país, numa escala onde a nota máxima também é cinco.
Proposta interdisciplinar é o diferencial
O Curso de Tecnologia em Automação Industrial da Uergs existe desde sua fundação, em 2002, tendo passado por uma reformulação em 2005. Seu currículo traz uma proposta interdisciplinar, abrangendo conhecimentos na área de mecânica, engenharias elétrica e eletrônica, além de computação e programação.
Para 2016, foram abertas 50 vagas no curso da Unidade em Porto Alegre, com ingresso via Sisu.
Notícias relacionadas
>> Uergs permanece com bom desempenho em avaliações do MEC
>> Uergs é a quinta melhor entre as Universidades públicas do Estado
>> Uergs tem o melhor Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do País
Mais notícias
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.
- Quatro pessoas jovens conversam e olham um livro em uma biblioteca.
- Foto de um notebook aberto sobre uma superfície cinza, exibindo uma videoconferência na tela. A tela está dividida em duas partes principais: do lado esquerdo, um documento de texto (provavelmente uma ata ou pauta de reunião) está aberto no Microsoft Word, com destaque para um trecho de deliberação. Do lado direito, várias janelas de vídeo mostram participantes da reunião online. Algumas câmeras estão ligadas, exibindo rostos de pessoas em ambientes internos, e outras estão desligadas, mostrando apenas nomes ou iniciais. A interface da plataforma usada é o Google Meet. A iluminação geral da cena é neutra e o fundo é liso, em tom cinza-claro.