Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Docentes

Mulher jovem, com semblante simpático, tem cabelos longos, crespos e loiros, está com as mãos entrelaçadas, veste blusa e blazer brancos, calça escura listrada. Ela está encostada em uma mesa, de frente para quatro pessoas sentadas, que vemos de costas.
Docentes
Aline da Silva Pinto site
Aline da Silva Pinto

Dra. Aline da Silva Pinto (lattes)

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Feevale; mestra em Educação pela Unilasalle; especialista em Educação Psicomotora pela FAPARS; graduada em Educação Física pelo IPA. Atualmente é docente da Uergs. Tem experiência na área de educação física, ensino-aprendizagem e dança. Participa do Grupo de Pesquisa GEPRACO, nas linhas 'Práticas Corporais e Docência e Poéticas do Corpo em Movimento' na UERGS. Além de ter participado do projeto 'Compartilhando Vivências: o corpo e a dança nos processos de ensino aprendizagem'.

Amauri Iablonovski site
Amauri Iablonovski

Amauri Iablonovski (lattes)

Graduado em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS. Atualmente, trabalha como professor de música na unidade de Montenegro da Uergs. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical. Na área erudita, particpa ativamente como saxofonista em apresentações pela Ospa, tendo atuado também como solista junto à orquestra do Theatro São Pedro. Atua também na área popular em shows e gravações de discos de diversos estilos. Ganhou o Troféu Açorianos de Música na categoria dos sopros.

Angelo Marcelo dos Passos site
Angelo Marcelo dos Passos

Dr. Angelo Marcelo Adams dos Passos (lattes)

Doutor em Teatro pela UDESC; mestre em Linguística e Letras pela PUCRS; graduado em Teatro e Artes Cênicas pela UFRGS. Atualmente trabalha como professor assistente na Uergs. Fundador da Cia. Teatro ao Quadrado, grupo de teatro criado na cidade de Porto Alegre, onde exerce as funções de ator, diretor e dramaturgo. Tem experiência na área de Teatro, com ênfase em interpretação teatral, dramaturgia e direção teatral. Participou do projeto de pesquisa: O Palco em Projeção - Apropriações da Linguagem Cinematográfica pelo Teatro.

Carlos Roberto Mödinger site
Carlos Roberto Mödinger

Dr. Carlos Roberto Mödinger (lattes)

Doutor em Artes Cênicas, pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2020). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) (2006) e Licenciatura em Educação Artística - Habilitação Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Professor Assistente na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) com atuação no Curso de Graduação em Teatro: Licenciatura. Foi professor titular da Fundação Municipal de Artes de Montenegro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, ator, dramaturgia e ensino.

Carmen Lúcia Capra site
Carmen Lúcia Capra

Dra. Carmen Lúcia Capra (lattes)

Licenciada em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) na Graduação em Artes Visuais e no Mestrado Profissional em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais (Uergs/CNPq) e se dedica à pesquisa sobre a formação docente em artes visuais com foco na atuação em escola. Integra o Núcleo Educativo MARGS-Uergs e participa do Grupo de Pesquisa Arteversa (UFRGS/CNPq). Tem atuado na promoção de ações de cunho artístico e educativo que permitam conversações entre ensino, pesquisa e extensão, a exemplo do Projeto Vincular (Núcleo Educativo MARGS - Uergs, Porto Alegre/RS), Exposição e Seminário Salas (Montenegro, RS), Dia do Desenho (Montenegro, RS), Bordado Livre na Praça (Montenegro/RS), participando de grupos experimentais de curadoria e prática artística.

Cristina Bertoni dos Santos site
Cristina Bertoni dos Santos

Dra. Cristina Bertoni dos Santos (lattes)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduações em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Música, área de concentração Educação Musical da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGMUS/UFRGS; vencedora do 42º premio Tibicuera de Teatro Infantil na categoria de melhor atriz coadjuvante 2019, pelo espetáculo: O maravilhoso Mágico de OZ; Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS onde leciona disciplinas diversas do currículo do Curso de Licenciatura em Música e também disciplinas comuns aos Cursos de Licenciatura em Teatro, Dança, Artes Visuais e Música.

Cristina Rolim Wolffenbuttel site
Cristina Rolim Wolffenbuttel

Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel (lattes)

Pós-doutora, doutora e mestra em Educação Musical pela UFRGS; especialista em Informática na Educação pela PUCRS; graduada em Música pela UFRGS. Atualmente é professora na Uergs. Participa do projeto de pesqusia: A Educação Musical e o Pibid - Um Estudo de Caso sobre o Subprojeto Música; Pesquisa Sonora e Composição com Sons do Cotidiano; e Cartografias do Pensamento na Infância - Composições entre Arte, Educação e Filosofia. Tem experiência em educação musical, artes, ações de leitura, fundamentos e crítica das artes, e história da arte.

Daltro Keenan Junior site
Daltro Keenan Junior

Me. Daltro Keenan Junior (lattes)

Mestre em Educação Musical pela UDESC; graduado em Música com Habilitação em Violão pela UFRGS. Atualmente é professor assistente da Uergs. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, música, partituras, ensino superior e tecnologia assistiva. Participou dos projetos: Comentário de Ensino Superior - Uergs na Mídia Televisiva; Música e tecnologia da informação - desvendando o Musescore; e Camerata MI de violões da Uergs.

Eduardo Guedes Pacheco
Eduardo Guedes Pacheco

Dr. Eduardo Guedes Pacheco (lattes)

Doutor em Educação pela UFRGS; mestre em Educação pela UFSM; graduado em Música, Bacharel - opção : Percussão pela UFSM. Atualmente é professor da Uergs. Tem seu trabalho voltado para a formação de professores interessados em problematizar sobre a arte dentro do contexto educacional. Atua como instrumentista solo de percussão procurando trabalhar em espaços identificados com a educação, na perspectiva de aproximar o fazer artístico das discussões que envolvem o campo da Educação. 

Fernanda Anders site
Fernanda Anders

Dra. Fernanda Anders (lattes)

É licenciada em Música com habilitação em Flauta Doce pela UFRGS; possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS e especialização em Psicomotricidade Relacional pelo UNILASALLE. É Doutora em Educação pelo PPGEDU- UFSM. Atualmente é professora de flauta doce dos cursos de Graduação em Música e Especialização em Educação Musical na UERGS; professora de Flauta doce do curso básico de música da Fundação Municipal de Artes de Montenegro/ FUNDARTE professora de Educação Musical no Ensino Fundamental do Colégio Espírito Santo-Canoas e regente dos grupos musicais desta instituição: Coro Infantil e Conjunto Instrumental Infanto-Juvenil. Atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino da flauta doce; aprendizagem musical pela dança; pesquisa narrativa; educação musical de crianças, jovens e adultos; psicomotricidade e educação especial. É organizadora do Encontro Anual dos Estudantes de Flauta Doce de Montenegro-RS e regiões vizinhas, realizado na FUNDARTE desde 2007. É coordenadora e flautista nos grupos musicais: Conjunto de Flautas Doces da Uergs e Grupo "Tutti Flauta Dolce".

Giuliano Souza Andreoli site
Giuliano Souza Andreoli

Me. Giuliano Souza Andreoli (lattes)

É professor do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Doutorando em Sociologia, Mestre em Educação, Especialista em Pedagogias do Corpo e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);. Atua na área de Teoria da Dança, com ênfase em Dança e Educação, Dança e Ciências Humanas (Antropologia, Sociologia, História, Estudos Culturais, Estudos de Gênero) nos componentes: Teoria da Dança, Historia da dança I e II, Dança e Cultura I e II e Técnicas Corporais. Tem pesquisado sobre temas tais como: identidade, construção cultural do corpo, gênero, sexualidade, experiências étnico-raciais e de classe na dança.

Igor Moraes Simoes site
Igor Moraes Simoes

Dr. Igor Moraes Simões (lattes)

Doutor em Artes Visuais- História, Teoria e crítica da Arte- (PPGAV-UFRGS). Professor Adjunto de História, Teoria e Crítica da Arte e Metodologia e Prática do ensino da Arte (UERGS) Curador educativo da Bienal 12 (Bienal do Mercosul); Membro do comitê de curadoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas-ANPAP, Membro do Nucleo Educativo UERGS-MARGS. Membro do comitê de acervo do Museu de Arte do RS-MARGS. Trabalha com as articulações entre exposição, montagem fílmica, historias da arte e racialização na arte brasileira e visibilidade de sujeitos negros nas artes visuais. Autor da Tese Montagem Fílmica e exposição: Vozes Negras no Cubo Branco da Arte Brasileira. Membro do Flume-Grupo de Pesquisa em Educação e Artes Visuais.

Jezebel Maria Guidalli de Carli site
Jezebel Maria Guidalli de Carli

Ma. Jezebel Maria Guidalli De Carli (lattes)

Diretora, Professora de Teatro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Atriz de Teatro. Mestre e bacharel em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez cursos de aperfeiçoamento com Phillippe Gaulier, Thomas Leabhart, Luis O. Burnier, Eugenio Barba, Carlo Simioni, Pino di Buduo, Mateo Belli, Vladimir Granov, Fernanda Montenegro, entre outros. Participou do grupo TEAR, sob a orientação de Maria Helena Lopes. Professora durante 10 anos do Teatro Escola de Porto Alegre/TEPA e Diretora da Santa Estação Cia de Teatro, a qual foi responsável pelo gerenciamento da sala 309 do projeto Usina das Artes da Usina do Gasômetro nos anos de 2005 a 2013. Concebeu e dirigiu vários espetáculos que foram premiados em categorias como: melhor espetáculo, melhor direção e atuação na cena nacional dentre os quais BR TRANS; Parada 400: convém tirar os sapatos; Hotel Fuck: num dia quente a maionese pode te matar e A Tempestade e os Mistérios da Ilha.

Julio Cesar Pirez Pereira site
Julio Cesar Pirez Pereira

Me. Julio Cesar Pires Pereira (lattes)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2016). É Pós-Graduado em nível de Especialização-Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER, 2013). Possui Graduação em Música - Instrumento Canto pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1997). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Professor do Curso de Música na Universidade de Passo Fundo na Faculdade de Artes e Comunicação (UPF-FAC/MÚSICA). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e em Educação Musical , atuando principalmente nos seguintes temas: produção musical, recital, linguagem e apreciação musical, canto, acordeom e monitoria.

Katia Salib Deffaci site
Katia Salib Deffaci

Dra. Kátia Salib Deffaci (lattes)

Doutora em Educação (FE/UNICAMP - 2021), com estágio de pesquisa realizado junto ao Early Childhood Research Centre/Roehampton University - London/UK. Mestra em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS - 2012), bacharel e licenciada em Dança (UNICAMP - 2004). Atualmente é professora da Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS - 2013-), onde atua com criação em dança e análise do movimento; técnica de dança e educação. Coordenou os projetos de Extensão "Dança e Educação Infantil" (2014, 2018 e 2019); "Aldeia Por Fi Gã: troca de saberes fortalecendo territórios" (2019) e "CORPOETICA em Ação" (2020-2021), e foi coordenadora de curso (2015-2019; 2019-2021). É líder do grupo de pesquisa CORPOETICA - Poéticas do Corpo (UERGS/CNPq). Anteriormente, exerceu docência em Arte no Ensino Fundamental na rede pública municipal de Caxias do Sul (2006-13), e docência em Dança para Educação Infantil na rede particular (2012-13). Ministrou workshops de dança contemporânea e preparação corporal para bailarinos e atores. Pesquisa dança, escola, educação infantil, educação somática e cultura popular brasileira.

Mariana Silva da Silva site
Mariana Silva da Silva

Dra. Mariana Silva da Silva (lattes)

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Doutora em Artes Visuais, Ênfase Poéticas Visuais no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio junto à Faculté des Arts da Université de Picardie Jules Verne (Amiens, França). Mestre em Artes Visuais e Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Recebeu Bolsa CAPES Mestrado (2002-2004), Bolsa Unesco Aschberg e Irish Museum of Modern Art para projeto Residência de artista (2008) e Bolsa CAPES PDSE Doutorado Sanduíche (2017). Participa de exposições de artes visuais no Brasil e no exterior desde 2001, é professora universitária desde 2005. Investiga as conexões entre arte, cotidiano e natureza a partir do infraordinário, especialmente no contexto da natureza fluvial dos rios Caí e Guaíba.

 

Mariane Rotter site
Mariane Rotter

Ma. Mariane Rotter (lattes)

Doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais UFRGS (PPG-AV UFRGS). Mestra em Artes Visuais com ênfase em Poéticas Visuais (PPGAV IA UFRGS, 2008), é também licenciada em Artes Visuais (IA UFRGS, 2005) e bacharel em Artes Visuais (IA UFRGS, 2002). É Professora Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul do Curso de Graduação em Artes Visuais: Licenciatura e desde 2015 desenvolve e coordena o Projeto de Extensão Através da Imagem: A fotografia na arte contemporânea. Coordenou o Núcleo Arte dos cursos de Artes Visuais e Teatro do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID (2018-2020). Compõe o Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Integrou a equipe do Projeto Pedagógico da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul (2003-2009). Tem experiência na área de Artes com ênfase em Artes Visuais, Fotografia e Educação.

Marli Susana Carrard Sitta site
Marli Susana Carrard Sitta

Ma. Marli Susana Carrard Sitta (lattes)

Possui Graduação em Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas (1981), Especialização em Teatro-Educação (2002) e Mestrado em Educação (2004) pela Universidade de Passo Fundo e Psicodramatista pela FEBRAP (2011). Tem experiência na área de Educação, como gestora de escola pública e como educadora com ênfase em Arte, Teatro, Educação e Cultura. N=Desenvolve projetos educacionais junto a municípios da região de Passo Fundo, trabalhos sociodramático com grupos em empresas e é professora aposentada do Magistério Público Estadual do Rio Grande do Sul. Estuda e pesquisa a área da educação, da arte educação e do teatro educação e terapêutico. Trabalhou na elaboração do material educacional do projeto Viratrânsito, premiado pela Volvo em 2002 como melhor projeto educacional para educação no trânsito. Dedica-se às questões relativas ao ensino da arte nas escolas de ensino fundamental, médio e superior atuando como professora e tem colaborado com artigos para livros e anais. Autora do livro Teatro: espaço de educação, tempo para a sensibilidade. Atualmente é professora Assistente de Teatro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão, coordenadora do subprojeto de Teatro do programa Pibid/Uergs

Paulo Fernando de Brito Bergmann site
Paulo Fernando de Brito Bergmann

Me. Paulo Fernando de Brito Bergmann (lattes)

Mestre em Música pela UFRGS; graduado em Bacharelado em Música - Habilitação Piano pela UFRGS. Atualmente trabalha como professor de prática instrumental -piano na Uergs. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão relacionadas ao ensino da música. Foi aprovado para preencher o corpo orquestral da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - OSPA, participando como pianista e coro sinfônico, no qual irá realizar um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias juntamente com outros músicos. 

Sandra Lemos
Sandra Lemos

Dra. Sandra Monteiro Lemos (lattes)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Atualmente é Vice-Reitora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS e Superintendente do Planejamento (SUPLAN). É Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd/UERGS - Unidade Litoral Norte. Integrante da Linha III - Inovação, diversidade e Memória em Educação. Integra o Núcleo Temático de Educação e Cultura do Laboratório de Estudos Avançados e Multidisciplinares - LEAM/UERGS/Pólo UAB Gramado. Professora adjunta na unidade Montenegro, tendo atuações nos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. Coordenou (2015 a 2018) o Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID/UERGS, atuando, também, como coordenadora estadual do FORPIBID/RS. Atuou como professora convidada em instituições educacionais privadas, em cursos de graduação e de Pós-graduação (2008-2014). Prestou serviços como consultora pedagógica da UNESCO (2005/2006), Secretarias de Educação, Institutos Federais e Estaduais de Pesquisa. É pesquisadora associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo Cultura e Sociedade - NECCSO/UFRGS. Seus últimos estudos focalizam as temáticas: leitura, identidade, representação, cultura, práticas pedagógicas, formação docente e educação de jovens e adultos - EJA.

Silvia da Silva Lopes site
Silvia da Silva Lopes

Ma. Sílvia da Silva Lopes (lattes)

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista (1991) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora assistente do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-Uergs. Tem experiência na área de Artes-Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da dança na escola, ensino das técnicas de dança, composição coreográfica e formação de professores. É membra do Grupo de Pesquisa CORPOÉTICA - Poéticas do Corpo da Uergs/CNPQ. É, também, representante da UERGS no SINPRO e no Conselho Municipal de Cultura-CMC de Montenegro.

Tatiana Cardoso da Silva site
Tatiana Cardoso da Silva

Dra. Tatiana Cardoso da Silva (lattes)

Atriz, diretora e pesquisadora. Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS. Professora do curso Graduação em Teatro: Licencatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Coordenadora do grupo de pesquisa GESTA. Atriz do Grupo Internacional Vindenes Bro, dirigido por Iben Nagel Rasmussen, Odin Teatret, Dinamarca (desde 1993).

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul