Egressa da Uergs em Novo Hamburgo é aprovada no Mestrado em Energia da USP
Publicação:

A estudante Raiana Soares foi aprovada entre os três melhores candidatos na seleção de Mestrado em Energia, no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP). Em agosto, Raiana havia concluído o curso de Engenharia em Energia pela Uergs em Novo Hamburgo. Além da aprovação, a boa colocação lhe garantiu uma bolsa de mestrado por dois anos, em que serão realizadas pesquisas sobre a geração distribuída de eletricidade no país.
Durante a graduação, Raiana havia sido contemplada com uma bolsa de estudos no programa Ciências Sem Fronteiras e cursou o último ano (Honours Degree) do BSC Renewable Energy na University of Dundee, na Escócia. Em seu retorno à Uergs, foi bolsista de iniciação científica e realizou o Trabalho de Conclusão de Curso sob a orientação do professor Rafael Haag. “O trabalho desenvolvido pela Raiana aqui na Uergs foi fundamental para a elaboração do primeiro Atlas Solar do estado do Rio Grande do Sul que está em fase final de elaboração”, destaca o professor.
As seleções para as vagas de mestrado na USP foram compostas por duas etapas: uma prova escrita (eliminatória) e a análise de currículo e defesa do projeto de pesquisa com arguição (classificatória). De acordo com o professor Rafael Haag, exemplos como o da estudante valorizam os trabalhos realizados na Uergs. “A aprovação dos nossos egressos em programas de pós-graduação tão exigentes como o da USP, Ufrgs, UFSC, entre outras instituições, revela a qualidade na formação dos alunos do curso de Engenharia em Energia”, completa.
Em setembro, a aluna já havia sido aprovada na seleção de mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Mais notícias
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.
- Quatro pessoas jovens conversam e olham um livro em uma biblioteca.
- Foto de um notebook aberto sobre uma superfície cinza, exibindo uma videoconferência na tela. A tela está dividida em duas partes principais: do lado esquerdo, um documento de texto (provavelmente uma ata ou pauta de reunião) está aberto no Microsoft Word, com destaque para um trecho de deliberação. Do lado direito, várias janelas de vídeo mostram participantes da reunião online. Algumas câmeras estão ligadas, exibindo rostos de pessoas em ambientes internos, e outras estão desligadas, mostrando apenas nomes ou iniciais. A interface da plataforma usada é o Google Meet. A iluminação geral da cena é neutra e o fundo é liso, em tom cinza-claro.