Eleições 2018: entenda como é feito o cálculo da porcentagem de votos de cada chapa
Publicação:

Nos dias 27 e 28 de agosto, a comunidade acadêmica da Uergs tem a oportunidade de votar para a escolha do próximo reitor e vice, para o mandato que inicia em novembro deste ano e encerra em novembro de 2022. Se houver segundo turno, os eleitores se dirigirão mais uma vez às urnas nas unidades e Reitoria, nos dias 1º e 2 de outubro.
A eleição é majoritária e, de acordo com o Artigo 395 do Regimento Geral da Universidade (RGU), os votos de cada categoria (professores, corpos técnico e de apoio administrativo e estudantes de graduação e pós-graduação) correspondem a um terço dos votos totais e, para o cálculo desses votos, é “aplicado um fator de ajuste definido como o quociente entre os votos válidos e o total de votantes habilitados a votar em cada segmento”. Para a definição dessa porcentagem, a Comissão Eleitoral (Ceuergs) realizará um cálculo que considera o número de votos válidos de cada segmento, conforme planilha aprovada pelo Consun.
Conheça o passo a passo da contagem dos votos:
- Abertura dos trabalhos, após o recebimento de todas as urnas;
- Conferência da correspondência entre o número de votantes por categoria (identificadas por três cores diferentes) e número de votos depositados nas urnas;
- Separação dos votos em três caixas, por categoria. Votos brancos e nulos não serão considerados;
A Ceuergs esclarece que, caso exista algum indício de fraude, a urna será impugnada. Após a abertura das urnas das 24 unidades e da Reitoria, a Comissão saberá o número total de votantes.
“Somente a partir desta etapa que se passará à contagem dos votos por chapa, fato que impossibilita a identificação dos votos das unidades”, explica o secretário da Comissão, Fábio Niekraszewicz.
Entenda como será definida a porcentagem de votos, por chapa:
Conteúdos relacionados
Mais notícias
- Fotografia em preto e branco de uma mulher sorrindo. Ela tem pele clara, cabelo bem curto e grisalho, com fios ondulados. Usa um colar com pequenos pingentes e uma blusa escura de alças. Ao fundo, há uma calçada de pedras ladeada por plantas e árvores, com luz solar filtrada por entre a vegetação.
- Imagem multicolorida. À esquerda, lê-se "Ações Afirmativas Uergs". À direita, ilustração de nove pessoas, com tons de pele variados, idade e gênero. Dentre elas, há um homem cadeirante e uma mulher cega, além de uma passoa com uma camiseta com o quebra-cabeça símbolo do autistmo e outra com as cores símbolo do movimento LGBTQIAPN+.
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.