Estudante: detalhe sua trajetória acadêmica na Plataforma Lattes
Publicação:

De acordo com Sueli S. dos Santos, coordenadora do recentemente criado Núcleo de Apoio ao Discente da Uergs, ao entrarem em contato com acadêmicos, a partir da divulgação de critérios para seleção de bolsistas de iniciação científica, observaram que muitos alunos desconheciam a necessidade de ter um registro da vida acadêmica, via Currículo Lattes. Partindo dessa constatação, o Núcleo de Atendimento ao Discente, em parceria com o Núcleo de Educação a Distância, desenvolverá um projeto que contempla ações de orientação para que os acadêmicos apropriem-se dessa ferramenta.
O que a Plataforma Lattes?
A Plataforma Lattes é a base de dados de currículos, instituições e grupos de pesquisa das áreas de Ciência e Tecnologia.
O que é o Currículo Lattes?
O Currículo Lattes tornou-se um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, é elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.
Quer saber mais?
1- CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
http://lattes.cnpq.br/index.htm
2- Plataforma Lattes
http://lattes.cnpq.br/conteudo/aplataforma.htm
3- Perguntas mais frequentes
http://lattes.cnpq.br/ajuda/faq/index.html
4- Texto de Julia Lane, diretora do programa Ciência da Ciência e Política de Inovação, da Fundação Nacional da Ciência, dos Estados Unidos
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=70149
Ficou com dúvidas?
Entre em contato com o Núcleo de Atendimento ao Discente, com a professora Sueli S. dos Santos.
Telefone: (51) 3288-9053. E-mail: nucleo-discente@uergs.edu.br
Mais notícias
- Fotografia em preto e branco de uma mulher sorrindo. Ela tem pele clara, cabelo bem curto e grisalho, com fios ondulados. Usa um colar com pequenos pingentes e uma blusa escura de alças. Ao fundo, há uma calçada de pedras ladeada por plantas e árvores, com luz solar filtrada por entre a vegetação.
- Imagem multicolorida. À esquerda, lê-se "Ações Afirmativas Uergs". À direita, ilustração de nove pessoas, com tons de pele variados, idade e gênero. Dentre elas, há um homem cadeirante e uma mulher cega, além de uma passoa com uma camiseta com o quebra-cabeça símbolo do autistmo e outra com as cores símbolo do movimento LGBTQIAPN+.
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.