Estudantes da Uergs participam de Congresso da UNE e planejam ações na Universidade
Quinze estudantes de diferentes unidades da Uergs participaram do evento em Goiás.
Publicação:

Um grupo de estudantes da Uergs participou do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune). O evento ocorreu de 16 a 20 de julho e reuniu milhares de universitários(as) de diferentes regiões do País no Centro de Convenções da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Da Uergs, participaram do Conune 15 estudantes das unidades Cachoeira do Sul, Litoral Norte - Osório, Porto Alegre, Santana do Livramento e São Luiz Gonzaga. De acordo com Julia Ferreira, estudante de Administração Pública da Unidade em em Porto Alegre, há pautas da Uergs que são comuns às demandas de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e que foram discutidas no evento.
“Participamos de alguns debates sobre a questão do orçamento das universidades e sobre as universidades estaduais. Nós, como estudantes da Uergs, precisamos participar desses debates e entender como funciona o investimento da nossa Universidade, mas, para além disso, podermos continuar lutando por mais investimento”, afirma.
Essa foi a segunda vez que Julia participou do Conune. Para ela, a participação de colegas da Uergs no evento é muito importante, pois é um espaço onde são definidas as próximas lutas do movimento estudantil e onde ocorre a eleição da nova diretoria da UNE. “Para além disso, [é importante para] entender as pautas da UNE e conseguirmos nos organizar dentro da Universidade”, destaca.
Dentre os temas debatidos na 60ª edição do Conune, Júlia destaca a importância do desenvolvimento do Brasil por meio da Ciência, da Educação, da Inovação e da Tecnologia; o combate às fake news e à violência nas universidades; as mudanças climáticas; políticas de cotas e recomposição orçamentária, entre outros. Conforme a estudante, a participação nesses espaços de debates terá impactos na atuação do grupo na Uergs.
“Queremos organizar o movimento estudantil na Uergs, retomar os centros acadêmicos desativados e o diretório central dos estudantes para sermos ferramenta de luta para conseguirmos melhorias na Universidade e conseguirmos entrar, permanecer e realizar o sonho de nos formar!”, pontua.
Questionada sobre o papel da UNE na defesa da educação pública e dos direitos estudantis, Julia cita a permanência estudantil como uma pauta da organização que também ressoa na Uergs. “Hoje dentro da Universidade sentimos que faltam políticas de permanência estudantil e precisamos lutar pela ampliação delas para diminuir a evasão dentro da Universidade, mas para além disso, garantir que o estudante entre e consiga se formar sem dificuldades”, ressalta.
Por fim, Julia também falou sobre a forma como os(as) estudantes podem se organizar e influenciar decisões políticas que impactam a Universidade. “Acredito que dentro da UNE iniciamos o debate sobre como deve ser o investimento para as universidades estaduais. Hoje as universidades estaduais são as que mais sofrem com a falta de investimento, a UNE precisa ser a linha de frente para pautar soluções nacionais para as universidades estaduais”, afirma.
Confira a relação de estudantes da Uergs que participaram do evento e suas respectivas unidades universitárias:
Ariana da Fonseca - Cachoeira do Sul
Andressa Jochem - Porto Alegre
Carlos Renan Silveira - Santana do Livramento
Debora dos Santos - Litoral Norte-Osório
Diego Schneider - Porto Alegre
Fernanda de Oliveira - Porto Alegre
Franciele da Silva Oliveira - São Luiz Gonzaga
Julia Ferreira - Porto Alegre
Luca Bulsing Rodrigues - Cachoeira do Sul
Pablo Ruan Machado Dias - Porto Alegre
Rodrigo Marques - Cachoeira do Sul
Taíssa Machado - Cachoeira do Sul
Valeria Tanise de Quadros Morais - São Luiz Gonzaga
Valéria Teresinha Batista John - São Luiz Gonzaga
Vitória Almeida de Almeida - São Luiz Gonzaga
Mais notícias
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.
- Quatro pessoas jovens conversam e olham um livro em uma biblioteca.
- Foto de um notebook aberto sobre uma superfície cinza, exibindo uma videoconferência na tela. A tela está dividida em duas partes principais: do lado esquerdo, um documento de texto (provavelmente uma ata ou pauta de reunião) está aberto no Microsoft Word, com destaque para um trecho de deliberação. Do lado direito, várias janelas de vídeo mostram participantes da reunião online. Algumas câmeras estão ligadas, exibindo rostos de pessoas em ambientes internos, e outras estão desligadas, mostrando apenas nomes ou iniciais. A interface da plataforma usada é o Google Meet. A iluminação geral da cena é neutra e o fundo é liso, em tom cinza-claro.