Lançada a página da Estatuinte com abertura para contribuições à metodologia
Espaço reúne as informações para a participação da comunidade na construção da proposta de metodologia para a Estatuinte.
Publicação:

Já está disponível no site da Uergs a página da Estatuinte, o processo para a construção coletiva de um novo Estatuto para a Universidade. No local, podem ser encontradas as informações sobre o que é a Estatuinte, sobre quais os benefícios da revisão do atual Estatuto da Uergs e sobre a Proposta de Metodologia para a realização da Estatuinte na Universidade. A página também apresenta as orientações para a participação da comunidade nesse processo.
O atual Estatuto da Uergs foi aprovado pelo Decreto 43.240, de julho de 2004. Esse documento orienta todas as ações da Universidade e a sua atualização é um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uergs para o decênio 2022-2032.
De acordo com a superintendente de Planejamento e vice-reitora da Uergs, Rochele Santaiana, a revisão do Estatuto da Uergs é fundamental para que a Universidade possa se atualizar e atender seus objetivos a longo prazo.
“Construir coletivamente um novo estatuto para Uergs é primordial para repensarmos a Universidade que temos mediante novas perspectivas organizacionais para o ensino, para a pesquisa e para a extensão. É necessário pensar na estruturação de uma Universidade não somente para hoje, mas para o futuro. O Congresso Estatuinte permitirá à Uergs se ver na sua totalidade e elencará as possibilidades de mudanças necessárias para que a Universidade continue se desenvolvendo e potencializando enquanto Instituição de Ensino Superior (IES) pública”, explica.
Conforme o PDI 2022-2032, a organização da proposta de metodologia para a realização da Estatuinte é uma responsabilidade da Superintendência de Planejamento (Suplan) da Uergs. A metodologia é o conjunto de procedimentos e etapas escolhidos para organizar e conduzir a realização da Estatuinte, definindo como tudo vai acontecer.
Para elaborar essa proposta, desde setembro do ano passado a Suplan analisou documentos que regem o funcionamento da Uergs e conversou com outras instituições de Ensino Superior que já passaram por esse processo. Agora, a proposta de Metodologia para a Estatuinte da Uergs está sendo apresentada para os diferentes segmentos da comunidade universitária para apreciação e sugestões.
Na página da Estatuinte, estão disponíveis o calendário de reuniões por segmento da comunidade e o Formulário de coleta de contribuições à proposta de metodologia para a Estatuinte da Uergs.
Mais notícias
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.
- Quatro pessoas jovens conversam e olham um livro em uma biblioteca.
- Foto de um notebook aberto sobre uma superfície cinza, exibindo uma videoconferência na tela. A tela está dividida em duas partes principais: do lado esquerdo, um documento de texto (provavelmente uma ata ou pauta de reunião) está aberto no Microsoft Word, com destaque para um trecho de deliberação. Do lado direito, várias janelas de vídeo mostram participantes da reunião online. Algumas câmeras estão ligadas, exibindo rostos de pessoas em ambientes internos, e outras estão desligadas, mostrando apenas nomes ou iniciais. A interface da plataforma usada é o Google Meet. A iluminação geral da cena é neutra e o fundo é liso, em tom cinza-claro.