Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Lançada a página da Estatuinte com abertura para contribuições à metodologia

Espaço reúne as informações para a participação da comunidade na construção da proposta de metodologia para a Estatuinte.

Publicação:

**Audiodescrição da imagem:**

Pessoa vista parcialmente, do lado direito da imagem, está sentada à mesa em ambiente interno e utiliza um notebook. Na tela do computador, está aberta a página da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), com o título “Estatuinte” em destaque. Abaixo do título, há um breve texto explicando o processo da Estatuinte, seguido do logotipo colorido da Estatuinte da Uergs, composto por formas circulares e figuras humanas estilizadas.

Sobre a mesa de madeira clara, há uma caneca branca à esquerda do notebook, e ao fundo, um caderno roxo com folhas, uma caneta e um cabo branco enrolado. O ambiente tem iluminação suave e tom acolhedor, com uma cadeira verde parcialmente visível no fundo.
Na Estatuinte, será construído um novo estatuto para a Uergs.

Já está disponível no site da Uergs a página da Estatuinte, o processo para a construção coletiva de um novo Estatuto para a Universidade. No local, podem ser encontradas as informações sobre o que é a Estatuinte, sobre quais os benefícios da revisão do atual Estatuto da Uergs e sobre a Proposta de Metodologia para a realização da Estatuinte na Universidade. A página também apresenta as orientações para a participação da comunidade nesse processo. 

O atual Estatuto da Uergs foi aprovado pelo Decreto 43.240, de julho de 2004. Esse documento orienta todas as ações da Universidade e a sua atualização é um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uergs para o decênio 2022-2032. 

De acordo com a superintendente de Planejamento e vice-reitora da Uergs, Rochele Santaiana, a revisão do Estatuto da Uergs é fundamental para que a Universidade possa se atualizar e atender seus objetivos a longo prazo. 

“Construir coletivamente um novo estatuto para Uergs é primordial para repensarmos a Universidade que temos mediante novas perspectivas organizacionais para o ensino, para a pesquisa e para a extensão. É necessário pensar na estruturação de uma Universidade não somente para hoje, mas para o futuro. O Congresso Estatuinte permitirá à Uergs se ver na sua totalidade e elencará as possibilidades de mudanças necessárias para que a Universidade continue se desenvolvendo e potencializando enquanto Instituição de Ensino Superior (IES) pública”, explica. 

Conforme o PDI 2022-2032, a organização da proposta de metodologia para a realização da Estatuinte é uma responsabilidade da Superintendência de Planejamento (Suplan) da Uergs. A metodologia é o conjunto de procedimentos e etapas escolhidos para organizar e conduzir a realização da Estatuinte, definindo como tudo vai acontecer.

Para elaborar essa proposta, desde setembro do ano passado a Suplan analisou documentos que regem o funcionamento da Uergs e conversou com outras instituições de Ensino Superior que já passaram por esse processo. Agora, a proposta de Metodologia para a Estatuinte da Uergs está sendo apresentada para os diferentes segmentos da comunidade universitária para apreciação e sugestões.

Na página da Estatuinte, estão disponíveis o calendário de reuniões por segmento da comunidade e o Formulário de coleta de contribuições à proposta de metodologia para a Estatuinte da Uergs.

Conheça a Página da Estatuinte da Uergs.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul