Oficializada cooperação para criação de Centro de Inovação e Tecnologia em Novo Hamburgo
Publicação:

Na quarta-feira, dia 25 de maio, a Prefeitura oficializou o Protocolo de Cooperação Técnica para criação um Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) no Município. Com o envolvimento de importantes entidades de ensino técnico e superior e empresas, o objetivo é promover estudos para a criação da nova instituição, fazendo com que a cidade seja definitivamente uma referência no setor de tecnologia criativa.
Em sua gestão, o prefeito Tarcísio Zimmermann buscou articulação com diversas entidades, apresentando essa nova proposta baseado nas possibilidades que o Município oferece em diversos campos, como educação, pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia, ampliando as oportunidades dentro desses ramos. A instalação do novo Centro de Inovação e Tecnologia está prevista para ocorrer junto à Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, aproveitando a área onde originalmente está projetado o empreendimento Boulevard Germânia, do Grupo Zaffari. “Assim como o calçado representa o nosso passado e presente, o CIT representa a chave para o nosso futuro. Novo Hamburgo só terá competitividade se tiver presença forte na área do desenvolvimento tecnológico”, afirma Tarcísio.
O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) tem natureza multiinstitucional. Além da Prefeitura de Novo Hamburgo, o protocolo conta com a participação do Governo do Estado – por meio da Secretaria da Educação e da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico –, Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Universidade Feevale, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Grupo Editorial Sinos e Grupo Zaffari. O projeto ainda contará com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que destinará recursos do Fundo de Cooperação da Espanha para a elaboração dos Termos de Referência, Estudos de Viabilidade Técnica e Ambiental, Projetos Básicos e de Modelagem da Gestão do CIT.
“A indústria de calçados, máquinas e componentes e a produção de tecnologia para o calçado são um patrimônio da cidade que precisa ser apoiado e preservado. Mas Novo Hamburgo também tem que dar passos decididos nas áreas do conhecimento e da tecnologia aplicada. Este protocolo é um ponto de partida”, descreve Tarcísio. Ele afirma ainda que o CIT pretende unir educação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. “Será um Centro aberto, multiinstitucional e um instrumento para colocar nosso Município no mapa das cidades vocacionadas para o desenvolvimento tecnológico”, completa.
Autoridades destacam iniciativa
Durante a cerimônia de assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica para criação do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), que ocorreu no gabinete do prefeito Tarcísio, no Centro Administrativo Leopoldo Petry, diversas autoridades que fazem parte da ação destacaram a iniciativa da Prefeitura. Além de Fernando Guaragna, reitor da Uergs, estiveram presentes, Marc Richter, pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação e João Alifantes, diretor da Região I.
Confira abaixo alguns depoimentos:
“O prefeito Tarcísio está de parabéns na composição e arquitetura dessa ação. Reunir esse apanhado de instituições não é uma tarefa fácil. Estamos com muito orgulho e queremos ver engrandecer esta ideia. Ter um campus com muitas instituições vai servir como referência na formação de pessoas. E o que temos de duradouro é a educação. Estamos potencializando o trabalho em rede e dando um passo muito importante nesta área”.
Cleber Prodanov, Secretário Estadual de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico
“Esta é uma importante parceria que se soma na iniciativa de buscar o desenvolvimento da região. Todas as entidades envolvidas saem fortalecidas para buscar a melhor formação dos nossos recursos humanos”.
Maria Inês Zülke, diretora executiva da Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
“Esta é uma data importante, pois esta ação chama diversos setores para aglutinar esforços nas áreas de avanço tecnológico e pesquisas. Isto gera não só o desenvolvimento de empresas, mas também a inclusão social e ainda serve de exemplo para outras prefeituras”.
José Thadeu de Almeida, diretor geral adjunta da Secretaria Estadual de Educação
“Temos a função de promover o desenvolvimento regional e Novo Hamburgo está em uma posição estratégica, das mais importantes. Esse projeto mexe com uma questão principal em nosso País, que é a infraestrutura humana. Articular essa união de entidades vai ajudar na otimização desses recursos”.
Fernando Guaragna, reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul
Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo/ Fotos: Mauricio Montesdioca
Mais notícias
- Fotografia em preto e branco de uma mulher sorrindo. Ela tem pele clara, cabelo bem curto e grisalho, com fios ondulados. Usa um colar com pequenos pingentes e uma blusa escura de alças. Ao fundo, há uma calçada de pedras ladeada por plantas e árvores, com luz solar filtrada por entre a vegetação.
- Imagem multicolorida. À esquerda, lê-se "Ações Afirmativas Uergs". À direita, ilustração de nove pessoas, com tons de pele variados, idade e gênero. Dentre elas, há um homem cadeirante e uma mulher cega, além de uma passoa com uma camiseta com o quebra-cabeça símbolo do autistmo e outra com as cores símbolo do movimento LGBTQIAPN+.
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.