Parceria entre Uergs e PUCRS promove o fortalecimento do turismo rural sustentável em São Francisco de Paula
Publicação:

Durante este final de semana, um grupo de pesquisadores(as) está reunido em São Francisco de Paula para dar início às atividades de um projeto voltado ao fortalecimento da cadeia produtiva do turismo rural no município. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a PUCRS e a Uergs. Nesta sexta-feira (9/08) estão sendo realizadas visitas a dois empreendimentos rurais do município. No sábado (10/8), o grupo se reunirá na Uergs Hortênsias, com sede em São Francisco de Paula.
De acordo com a professora Patrícia Binkowski, da Uergs, São Francisco de Paula foi o território escolhido para a execução do projeto devido ao seu potencial para o turismo rural, que vem crescendo nos últimos anos na região, e é uma alternativa que possibilita o desenvolvimento regional através da geração de empregos, de renda, de atração de investimentos e de conservação ambiental. O principal objetivo é que o fortalecimento dessa modalidade de turismo ocorra por meio do uso de novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável do Bioma Mata Atlântica e por meio da ampliação da conexão entre produtores rurais(as) e consumidores(as).
“O turismo rural atua como um indutor para gerar uma dinâmica positiva e integradora que se sustenta em uma rede de serviços turísticos e infraestrutura, que tem por objetivo incrementar a informação, a produção, a inovação e o consumo seguindo os parâmetros de sustentabilidade ambiental, social e econômica”, explica Patrícia.
Para Augusto Alvim, diretor do Instituto de Meio Ambiente e do Pró-Mata, da PUCRS, esse projeto fortalece a presença da PUCRS e da Uergs em São Francisco de Paula como coparticipantes em iniciativas que promovem o desenvolvimento regional sustentável. “Com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores em torno da temática comum, o planejamento de uma série de ações de pesquisa, comunicação e educação ambiental permitirá fortalecer a cadeia produtiva do turismo rural sustentável através do uso de novas tecnologias no Bioma Mata Atlântica”, afirma.
Parcerias
O projeto “A Cadeia Produtiva do Turismo Rural em São Francisco de Paula, RS: novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável do Bioma Mata Atlântica” é uma iniciativa da PUCRS, que consolidou uma parceria com a Uergs por meio do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) da Uergs Hortênsias. Nesse arranjo, pesquisadores(as) da Uergs passaram a compor a equipe a fim de agregar o olhar interdisciplinar local que o projeto demandava.
“Em um período de mudanças climáticas cada vez mais intensas e frequentes torna-se necessário o desenvolvimento, a inovação e o uso de tecnologias limpas e rentáveis para as regiões de abrangência das nossas universidades. Acredito que o melhor caminho para superar estes novos desafios sejam ações organizadas de forma cooperativa, sempre conectando a academia com a sociedade, empresas e setor público”, pontua Augusto.
Patrícia, coordenadora do projeto pela Uergs, ressalta a importância dessa parceria também para possibilitar o compartilhamento de conhecimentos entre equipes de pesquisa e docentes do PPGAS, além de oportunizar o desenvolvimento de estudantes do Programa, por meio da concessão de bolsas de pesquisas.
O projeto conta com o apoio de diversas entidades parceiras e associações, como o Conselho de Desenvolvimento Regional da Região das Hortênsias (Corede Hortênsias), a Reserva Particular do Patrimônio Natural Pró-Mata – PUCRS (RPPN Pró-Mata), a Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula, a Associação Pró-Turismo de São Francisco de Paula (Asturis), o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), a Associação de Produtores Sabor da Colônia Boa Vista e o Instituto e Agrovila Arca Verde.
Financiamento e resultados
A proposta foi aprovada no início deste ano para financiamento pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública brasileira vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que fomenta ciência, tecnologia e inovação em instituições públicas e privadas.
Com um investimento de quase R$ 3 milhões, os resultados esperados incluem a formação de uma rede de turismo rural em São Francisco de Paula; o desenvolvimento de um selo que reconheça os parceiros dessa rede; o aumento do valor agregado aos produtos rurais; a proteção ambiental através do aumento do fluxo de turistas; a maior comercialização de produtos orgânicos regionais; e a atração de novos negócios inovadores e sustentáveis para o município.
Agenda
Nesta sexta-feira (9/08), os(as) pesquisadores(as) conhecerão a experiência de dois empreendimentos de turismo rural do município: a Fazenda da Cria e o Bolicho do Chapéu.
Por: Daiane de Carvalho Madruga
Mais notícias
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.
- Quatro pessoas jovens conversam e olham um livro em uma biblioteca.
- Foto de um notebook aberto sobre uma superfície cinza, exibindo uma videoconferência na tela. A tela está dividida em duas partes principais: do lado esquerdo, um documento de texto (provavelmente uma ata ou pauta de reunião) está aberto no Microsoft Word, com destaque para um trecho de deliberação. Do lado direito, várias janelas de vídeo mostram participantes da reunião online. Algumas câmeras estão ligadas, exibindo rostos de pessoas em ambientes internos, e outras estão desligadas, mostrando apenas nomes ou iniciais. A interface da plataforma usada é o Google Meet. A iluminação geral da cena é neutra e o fundo é liso, em tom cinza-claro.