Proens prepara o 2º ciclo das Rodas de Conversa com estudantes
Publicação:

Atualizada em 09/08/24 às 12h26.
De junho a julho deste ano, a Coordenadoria de Qualificação Acadêmica promoveu uma série de rodas de conversa com estudantes. A partir do tema “Tempo de Reconstruir”, foram realizados encontros semanais com o objetivo de acolher e promover o cuidado com a saúde mental de estudantes, em meio aos efeitos da crise climática no Rio Grande do Sul. Agora, está sendo preparado o 2º ciclo das rodas de conversa, com o tema "Laços que conectam e inspiram". As inscrições estarão abertas até o dia 4 de setembro de 2024 e os encontros ocorrerão no período de 9 de setembro a 14 de outubro.
O objetivo das rodas de conversa é propiciar um ambiente de diálogo e reflexão em que os(as) estudantes possam expressar suas emoções, inseguranças, dúvidas e angústias. Para isso, acontecem em um ambiente acolhedor e promovem momentos de escuta e de empatia. Nesse espaço, os(as) participantes podem se sentir à vontade e confiantes de que serão ouvidos sem julgamentos.
Para Johny Lira, estudante do curso de Administração em Sistemas e Serviços de Saúde, participar das rodas de conversa foi um experiência importante, pois as consequências da enchente se somaram ao abalo pelas adversidades da pandemia.
“Foi participando das rodas de conversa que encontrei segurança e acolhimento, os quais me serviram de apoio para eu não desistir, pois impactado, sem condições, e principalmente afetado pela ansiedade, sentia-me quase paralisado por pensamentos de dúvidas e incertezas, que foram atenciosamente tratados durante os encontros. Além disso, tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, profissionais admiráveis, que foram fundamentais nesse tempo de reconstrução, quando até respirar fundo se tornou um grande desafio. Contudo, a orientação qualificada me ajudou a ressignificar minha própria convicção de superação, autocontrole e autoconfiança”, relata.
“Sou extremamente grato e desejo que continuem promovendo e alcançando mais colegas que almejam um ambiente de diálogo e cuidado com a sua saúde mental”, acrescenta Johny.
Para o segundo ciclo das rodas de conversa, a intenção é conversar sobre “pertencimento”, e incentivar que os estudantes se sintam parte da Universidade. Em razão disso, o tema escolhido para essa edição é “Laços que Conectam e Inspiram”.
Encontros semanais
Os grupos das Rodas de Conversa são fechados e formados por, no máximo, 12 pessoas. Cada roda de conversa tem duração de cerca de uma hora e os encontros ocorrem semanalmente. Nesta edição, os encontros ocorrerão às segundas-feiras, pela plataforma Google meet, com início às 15h.
Os encontros são facilitados pelas analistas do Núcleo de Atendimento ao Discente (NAD) da Uergs, a psicóloga Elis Regina Pôncio e a assistente social Sandra Bissoni.
Para participar, basta preencher o Formulário de Inscrição disponível neste link.
Por: Daiane de Carvalho Madruga
Mais notícias
- Fotografia em preto e branco de uma mulher sorrindo. Ela tem pele clara, cabelo bem curto e grisalho, com fios ondulados. Usa um colar com pequenos pingentes e uma blusa escura de alças. Ao fundo, há uma calçada de pedras ladeada por plantas e árvores, com luz solar filtrada por entre a vegetação.
- Imagem multicolorida. À esquerda, lê-se "Ações Afirmativas Uergs". À direita, ilustração de nove pessoas, com tons de pele variados, idade e gênero. Dentre elas, há um homem cadeirante e uma mulher cega, além de uma passoa com uma camiseta com o quebra-cabeça símbolo do autistmo e outra com as cores símbolo do movimento LGBTQIAPN+.
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.