Uergs apresenta Projeto Estratégico UERGS 20+ para o Senge

Captura de nove telas de computador com pessoas reunidas por vídeo conferência.
Projeto visa promover, de forma sustentável, o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul.

Em encontro virtual na sexta-feira (20), a Diretoria do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge) recepcionou membros da Reitoria da Uergs para a apresentação do Projeto Estratégico UERGS 20+, criado pela Universidade e que está sendo analisado pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia Luís da Cunha Lamb. O projeto visa promover, de forma sustentável, o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul, em sintonia com a Política Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia.

O projeto UERGS 20+ é uma demanda do Governo do Estado para dar andamento à transferência do patrimônio da Cientec para a Uergs  após o acordo judicial homologado em agosto deste que prevê a destinação de parte dos equipamentos da Fundação de Ciência e Tecnologia à Universidade. O acordo judicial foi fruto de diversas mediações e tratativas entre o Ministério Público, a Procuradoria Geral do Estado, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e a Cientec na Ação Civil Pública.

Participaram da reunião o reitor Leonardo Beroldt, os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, e de Administração, Rafael Hagg e Gabriel Borges da Cunha, respectivamente, o diretor de Assuntos Institucionais, Aaron Hengles e o chefe de gabinete Rafael Kreutz. Do Senge, estavam presentes o presidente recém eleito Cezar Henrique Ferreira, o diretor João Leal Vivian, que conduz a ligação entre o Sindicato, a Cientec e a Uergs, e os diretores Nelso Portelinha, Gustavo da Rocha e Sandra Tonon.

“O Projeto UERGS 20+ nada mais é que a consolidação de uma demanda apresentada pelo Senge no início da gestão Eduardo Leite com o projeto ‘Aproveitamento das Estruturas das Fundações e Serviços de Interesse do Estado pela Uergs - Uma Oportunidade para o Desenvolvimento Tecnológico, Econômico e Social do Estado do Rio Grande do Sul’ que, se tivesse sido implantado de imediato, já representaria uma economia de mais de 15 milhões de reais”,  frisa Vivian.

O projeto UERGS 20+ prevê sete eixos e três áreas de atuação distribuídos em mais de 70 projetos e representa um realinhamento da Universidade com conceitos de universidade tecnológica, alinhando com a política de Estado para a Inovação, Ciência e Tecnologia.

“Enxergamos a melhor oportunidade da Uergs nesses quase 20 anos: incorporação da Fundação de Ciência e Tecnologia, mas defendemos a manutenção de um dos seus principais valores: o desenvolvimento regional”, enfatiza o diretor Cezar Henrique Ferreira.

“O governo perde tempo na efetivação desse projeto. Nossa expectativa era que já estivessem sendo realizadas rodadas de negociação com a sociedade civil organizada para coleta de demandas e aproximação do setor produtivo aos projetos elencados no Projeto UERGS 20+. Com a demora, a sociedade gaúcha perde duplamente: na qualidade da entrega por parte da universidade por falta de estrutura e perde economicamente, pois dinheiro público está sendo desperdiçado. O que defendemos e demonstramos desde o início de 2019 foi que o projeto geraria economia, bem como qualificaria a universidade para novos rumos, novos desafios. Não há justificativa técnica para não avançarmos”, declarou Vivian.

Através de suas lideranças, o Senge e a Uergs também manifestaram a disposição recíproca de uma aproximação ainda maior na área da qualificação profissional a partir de convênios de colaboração, a exemplo daqueles que ambas as entidades mantêm com diversas instituições.

“O Senge está de portas abertas para a Universidade Estadual para a partir de um convênio, começar a prospectar demandas em conjuntos e somar forças para desenvolvermos projetos e resultados em prol da sociedade e engenheiros gaúchos”, reforça o futuro presidente do Sindicato para a gestão 2020/2023, Cezar Henrique Ferreira.

Redação: Senge

Edição: Daiane de Carvalho Madruga/Ascom/Uergs