Uergs lança ações de comunicação protagonizadas pela comunidade, em preparação para o aniversário de 20 anos
Publicação:

Atualizada em 18/09/20 - 15h50
A Uergs celebrou seus 19 anos de fundação no dia 10 de julho e já se prepara para comemorar os 20 anos, em 2021. Até lá, ocorrerão diversas ações no digital em parceria com a comunidade universitária e externa. A partir de outubro, serão publicadas matérias, entrevistas, fotos e vídeos no site e nas redes sociais da Uergs, trazendo depoimentos das pessoas que fazem parte da trajetória da Universidade e que são impactadas pelas suas ações, desde a sua fundação.
Na semana do aniversário de 19 anos, ocorreram três lives sobre Identidade, Gestão e Cultura Organizacional; Futuro do Trabalho; e sobre inovação, com a presença do governador Eduardo Leite. Todas elas estão disponíveis no canal da Uergs no YouTube.
O objetivo das iniciativas, desde as lives até as ações que culminarão com a celebração dos 20 anos, é dar visibilidade à trajetória e ao potencial da Universidade por meio da valorização das pessoas que escrevem a história da Uergs desde a sua criação. Essa também foi uma das motivações para a atual Campanha Institucional da Universidade, que traz o mote “Quem Faz Uergs Faz Mais”.
A Campanha “Quem Faz Uergs Faz Mais” traduz a intenção de fazer com que as pessoas reflitam sobre o seu propósito de vida; sobre como esse propósito pode ser desenvolvido no trabalho; qual o propósito da Uergs, ambiente de formação e de trabalho da comunidade universitária e, consequentemente, como isso reflete nas ações que envolvem o público externo. Ainda, pretende estimular a valorização do trabalho desenvolvido pelas pessoas.
Todas as ações são propostas pela Assessoria de Comunicação da Universidade que, ao reconhecer o atual contexto em que as pessoas estão conectadas por meio de ambientes virtuais e redes sociais como uma oportunidade, está desenvolvendo conteúdos para serem publicados exclusivamente nos canais digitais de comunicação da Universidade com seus públicos e, assim, estimular o sentimento de pertença e posicionar a Universidade como protagonista de ações relevantes para a sociedade. As publicações iniciaram no Dia da Amizade, 20 de julho. As demais ações prevêem ainda a divulgação de conteúdos enviados pela comunidade.
Conheça as ações da campanha:
#TBT
O #TBT (throwback thursday) surgiu na internet com o propósito de publicar fotos de alguma lembrança sempre às quintas-feiras. Uma tradução livre da expressão poderia ser “volta ao passado na quinta-feira”. A hashtag rapidamente se popularizou e hoje é amplamente utilizada em todo o mundo.
O convite é que as pessoas da comunidade universitária da Uergs ou que já fizeram parte dela enviem para o e-mail ascom@uergs.edu.br uma foto de uma atividade ocorrida na Uergs, desde o ano de sua fundação, informando a data e o local onde ocorreu, além de contextualizar a imagem, falando sobre do que se trata. O assunto do e-mail deve ser #TBT Quem Faz Uergs
Publicação de matérias especiais sobre pessoas que protagonizam iniciativas relevantes dentro e fora da Uergs
Quem desenvolve alguma iniciativa relevante para a sua comunidade, dentro ou fora da Uergs, ou conhece alguém que faz isso, pode enviar um e-mail com o resumo da iniciativa para o endereço ascom@uergs.edu.br. O assunto do e-mail deve ser "Quem Faz Uergs"
Dia do amigo
Ação no Instagram da Uergs que incentivou a interação da comunidade universitária.
Lançamento do Projeto Memória Uergs 20 anos
A Política de Comunicação da Uergs prevê a criação de uma Comissão para tratar sobre a memória da Uergs, que será responsável por resgatar, catalogar e expor materiais que contem a história da Uergs.
O trabalho coordenado pela Comissão envolverá toda a comunidade universitária e externa, que será incentivada a participar por meio do envio de fotos e documentos que contem a história da Uergs desde a sua fundação.
Por: Daiane de Carvalho Madruga
Mais notícias
- Mobilidade Acadêmica
- Fotografia colorida tirada em um auditório durante a abertura do Fórum de Áreas. No centro da imagem, há um painel com sete pessoas sentadas atrás de uma longa mesa branca, sobre um tablado. Eles estão participando da mesa de abertura. Na frente da mesa está o logotipo da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), local onde o evento está sendo realizado. Acima dos participantes, há uma grande tela de projeção com a identidade visual do evento: o título “Fórum de Áreas”, seguido da inscrição “Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”. O fundo do slide tem formas geométricas coloridas e ícones que representam pessoas, uma planta e uma engrenagem. À esquerda da imagem, uma mulher veste preto e fala ao microfone em um púlpito azul, também com a marca da Famurs. Atrás dela, três bandeiras estão posicionadas, entre elas a do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Famurs. À direita, em frente à parede lateral do auditório, uma mulher de cabelo castanho escuro e longo faz interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público aparece de costas, sentado em cadeiras organizadas em fileiras. Em primeiro plano, vê-se a equipe de filmagem, com dois monitores exibindo a transmissão ao vivo do evento. O ambiente é bem iluminado, com paredes em tons neutros e painéis de madeira nas laterais.
- Ana Carolina Tramontina
- Seis pessoas estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera em um ambiente interno com paredes verde-claro e portas verdes. No centro do grupo, ao fundo, há um banner com o logotipo da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Da esquerda para a direita: A primeira pessoa é uma mulher de cabelos castanhos, soltos e ondulados, usando óculos, blusa branca de mangas bufantes e jeans. Ela está com uma das mãos no ombro do homem ao lado. O segundo é um homem de cabelo grisalho curto, usando óculos, camisa azul-clara listrada e calça jeans. Ele segura uma caneca branca junto com a terceira pessoa. A terceira é uma mulher loira, de óculos, usando blusa azul-escura e calça preta. Ela segura a caneca e um panfleto. A quarta é uma mulher de cabelos castanhos escuros e longos, usando uma blusa verde e calça preta. Ela segura o mesmo tipo de panfleto. A quinta é uma mulher de óculos com armação azul, cabelos presos, vestindo uma camiseta azul com branco e calça esportiva. Ela segura um copo transparente. A sexta é uma mulher de cabelos loiros, soltos, vestindo uma blusa rosa-choque e calça jeans escura. Ela está com a mão nas costas da colega ao lado. O ambiente é iluminado por luz artificial, com piso cinza claro e teto de placas modulares. Todos parecem felizes e participando de um momento comemorativo ou de entrega simbólica de brindes.